O município de Paquetá do Piauí promoveu na manhã desta segunda-feira (21), na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social, reunindo representantes do poder público, trabalhadores da assistência social, sociedade civil e demais participantes para discutir os rumos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”, a conferência reafirmou os princípios fundamentais da assistência social, tendo como objetivo central avaliar as políticas públicas vigentes e propor diretrizes para o aperfeiçoamento do SUAS em nível municipal.
A abertura contou com a presença do prefeito Dr. Clayton Barros, representando o poder legislativo, o vereador Bruno Moura, secretários municipais, representantes de entidades, sociedade civil, entre outros convidados.
Em sua fala após a abertura oficial, o prefeito Dr. Clayton Barros enfatizou a importância do evento.
“É um momento de muita importância aqui para o município, que permite fazermos uma avaliação de tudo aquilo que já foi feito e desenvolvido na área social, bem como para planejar junto a comunidade os próximos passos e ações efetivas que venham fortalecer ainda mais as políticas públicas sociais para nosso povo. É um compromisso que nossa gestão assume, em prestar esse suporte na realização de ações que cheguem até as famílias, especialmente as mais vulneráveis, que merecem essa atenção especial, com acesso digno e igualitário às políticas sociais”, frisou o gestor.
O ponto alto da conferência foi a Palestra Magna ministrada por a assistente social Jakeline Borges, com que abordou o tema “20 anos do SUAS: Construção, Proteção Social e Resistência”, promovendo o debate entre os participantes e dividindo a reflexão em cinco eixos temáticos: Eixo 1: Universalização do SUAS – acesso com equidade e respeito às diversidades; Eixo 2: Aperfeiçoamento contínuo – inovação, gestão descentralizada e valorização profissional; Eixo 3: Integração de benefícios e serviços – fortalecimento da proteção social e inclusão; Eixo 4: Gestão democrática e comunicação transparente – incentivo à participação social e Eixo 5: Sustentabilidade financeira – equidade no cofinanciamento do SUAS.
Após as discussões temáticas em grupo, foram apresentadas e votadas as propostas, em seguida feita a escolha dos delegados para representação do município na conferência estadual, que são: Delegados: Governamental: Raionilda da Silva Holanda, suplente-Ellen Gonçalves, Delegados não governamentais: Trabalhadores do SUAS, Titulares-Valquíria Maria de Sousa, Suplente- Wanessa Gonçalves de Moura, Usuários (as) entidades: Titular:Josimar de Moura Martins Suplente: Layane Ferreira de Sousa.
Veja mais imagens