PUBLICIDADE

MUNICÍPIOS

1º Fórum Comunitário do Selo Unicef é realizado com sucesso em Aroeiras do Itaim

WhatsApp Image 2025-10-24 at 14.25.10

A Prefeitura de Aroeiras do Itaim, gestão Marciano Macedo, através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Comissão Intersetorial do Selo UNICEF, realizou nesta sexta-feira (24) de outubro no Plenário da Câmara Municipal, o 1º Fórum Comunitário do Selo UNICEF – Edição 2025-2028.

O encontro reuniu representantes do poder Executivo como o prefeito Marciano Macêdo, o vice Zenio Neves, representantes do Poder Legislativo, secretários municipais, sociedade civil, adolescentes, lideranças comunitárias e instituições parceiras para discutir ações voltadas à garantia dos direitos de crianças e adolescentes no município.

Durante o fórum, foram apresentados os principais indicadores sociais do município e debatidas propostas que irão compor o Plano de Ação Municipal pelo Selo UNICEF, com metas nas áreas de saúde, educação, assistência social e participação cidadã.

O evento reforça o compromisso da gestão municipal com a construção de um futuro melhor para a infância e adolescência, promovendo o diálogo, a escuta e a cooperação entre todos os setores da comunidade.

Em entrevista durante o fórum, o prefeito Marciano Macedo afirmou o compromisso da gestão com as políticas públicas voltadas para as novas gerações.

“Desde que assumi o comando da Prefeitura de Aroeiras do Itaim, coloquei as políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes como prioridade. Buscar o Selo Unicef é importante, mas, mais do que isso, queremos garantir ações que transformem vidas e criem oportunidades para o nosso povo”, destacou o gestor.

O professor Ronaldo Oliveira, articulador do Selo Unicef no município, falou sobre a importância do 1° Fórum Comunitário e destacou às ações a serem desenvolvidas durante todas as etapas.

“O Selo Unicef não é apenas um título simbólico, mas o reconhecimento de que o município está comprometido com o futuro das suas crianças e adolescentes. É um processo coletivo, de diagnóstico e de participação social”, afirmou Ronaldo.

Após o credenciamento, foi composta mesa de honra pelo prefeito Francisco Marciano Macedo e sua esposa, Vanete Macedo, secretária de Meio Ambiente; pelo vice-prefeito Zênio Neves Holanda; pelas secretárias Vanusa Moura Maria (Assistência Social), Fátima Sousa Rodrigues (Educação), Marli Alves de Macedo (Finanças) e Francisca Lisboa (Mulher); além dos secretários Zênio Neves Filho (Saúde) e José Lourenço (Agricultura).

Também integraram a mesa Laura Raimunda, presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA); Maria Leidimar, presidente do Conselho Tutelar; Ronaldo Oliveira, articulador do Selo Unicef; e Gabriela de Sousa Macedo, articuladora do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes (NUCA).

Além da apresentação da metodologia feita pelo articulador Ronaldo, o fórum prosseguiu com a apresentação sobre  PPAIC, conduzida pela professora Letícia de Moura Silva e pelos alunos Jorge Henrique e Lívia Sousa, que apresentaram a prática premiada em primeiro lugar na Gerência Regional de Educação, e que concorre a nível estadual.

Na sequência, o articulador Ronaldo Oliveira apresentou a contextualização do Selo Unicef e os resultados sistêmicos, que abordam as áreas prioritárias de atuação:

Saúde e Nutrição – Wellington Macedo

Educação – Vanderlan

Proteção contra a Violência – Francisca Lisboa e Lucelma

Água, Saneamento, Higiene e Resiliência Climática – José Lourenço e Virna

Proteção Social – Ângela

Equidade Étnico-Racial – Fernanda

Participação Cidadã e Gestão por Resultados – Gabrieli

Após as apresentações, houve um momento cultural com apresentação de dança, celebrando a diversidade e o engajamento da comunidade.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos temáticos, que discutiram propostas voltadas aos eixos apresentados. As ideias construídas coletivamente foram compartilhadas durante a socialização das propostas, que serão incluídas no Plano de Ação Municipal pelos Direitos de Crianças e Adolescentes.

O momento reforçou a importância da participação popular na definição das políticas públicas do município.

A ação foi uma realização da Prefeitura Municipal de Aroeiras do Itaim, por meio de suas secretarias e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), com o apoio do Unicef, integrando a programação oficial de aniversário da cidade e reafirmando o compromisso da gestão com o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e adolescência.

Veja mais imagens

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.