Foi realizada durante manhã e tarde desta sexta-feira (31) a 7° plenária municipal de saúde de Paquetá do Piauí, que teve como tema: ‘Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser Outro Dia’, a prefeitura de Paquetá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, e demais secretarias estiveram em conjunto para a realização da conferência que ocorreu na quadra poliesportiva Francisco Rodrigues da Silva.
O evento contou com a presença do prefeito Dr. Clayton Barros, secretários; vereadores, coordenadores e profissionais de saúde. Em sua fala o Dr.Clayton Barros destacou a importância da realização de uma conferência que trata sobre saúde, o que segundo ele serve para avaliar o presente e traçar metas para o futuro, confira
Em primeiro momento, foi aberta a Conferência Municipal com a fala do secretário de Saúde Marcos Valério e em seguida, foi feita a leitura do regimento, e logo, teve início a palestra com o conferencista.
Em sua fala, Marcos Valério ressaltou a importância de trazer ao debate as questões da saúde, do SUS e os serviços que já são ofertados no município, avaliando a possibilidade de melhorias para os próximos anos, confira
O conferencista Dra. Virginia Gonçalves Portela, Mestre em educação, Especialista em fisioterapia respiratória, cardiovascular e traumato ortoperdia, destacou a importância do evento e destacou as pautas abordadas durante a Plenária Municipal de Saúde em Paquetá.
Em seguida, a Dra. Lorena da Rocha Sousa que é Mestre em Ciências e Saúde, Professora da Faculdade FAESF e Nutricionista no município, trouxe o debate acerca do papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas.
Abordando o tema ” Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia”, a conferencista Maria da Conceição Portela Leal que é Mestre em Serviço Social de Direitos e Movimentos Sociais, Enfermeira e Professora do curso de Enfermagem na UESPI, Doutoranda em Engenharia Biomédica, explanou um vasto contexto de funcionamento do SUS, com foco no âmbito regional e a realidade do município frente aos serviços e garantias na área da saúde.
Finalizando o primeiro momento da conferência durante a manhã também promoveu debate com o tema “Amanhã será outro dia para todas as pessoas” a conferencista Dinah Alencar Melo Araújo, que é Mestre em Ciências e Saúde, Enfermeira e Coordenadora do PSE em Paquetá-PI.
Durante a tarde, a plenária teve seguimento com almoço, trabalho em grupos e finalização com aprovação de diretrizes e escolha dos delegados para participarem da VII Conferência Estadual de Saúde do Piauí.
Veja imagens