Por conta da falta de chuvas, 149 municípios brasileiros estão em situação de emergência. A estiagem no país está mais intensa nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do país. Os estados mais atingidos pela seca são: Minas Gerais, Sergipe, Rio Grande do Norte, Piauí e Ceará.
No Piauí, 16 cidades já declararam estado de emergência por conta da seca, segundo os dados do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID) da Defesa Civil Nacional.
Confira a lista abaixo:
- Caridade do Piauí
- Francisco Macedo
- Simões
- Vila Nova do Piauí
- Betânia do Piauí
- Curral Novo do Piauí
- Jacobina do Piauí
- Patos do Piauí
- Paulistana
- Vera Mendes
- Campo Alegre do Fidalgo
- São Francisco de Assis do Piauí
- Dirceu Arcoverde
- São Raimundo Nonato
- Coronel José Dias
- Dom Inocêncio
ALÉM DA SECA, BAIXA UMIDADE DO AR
A falta de chuvas despenca a umidade relativa do ar. No Centro-Oeste, por exemplo, o índice chegou a 12%. No último fim de semana, o índice chegou a 9%, situação crítica para a saúde e o meio ambiente, já que a Organização Mundial de Saúde recomenda em torno dos 60%.
O meteorologista Mamedes Melo, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), explica que o período de seca é comum durante o inverno. Mas o índice de umidade tão baixo tem interferência do fenômeno La Niña, que perde força até a primavera. Segundo ele, a região central do Brasil vai ver chuva mesmo a partir de outubro.
COMO SUPERAR O CALOR?
A orientação da Defesa Civil Nacional, diante da baixa umidade, é beber muita água, evitar atividades físicas entre 10h e 17h, evitar banhos muito quentes e utilizar umidificadores de ar próximos à cama.
Qualquer situação de incêndio em mata ou floresta deve ser reportada ao corpo de Bombeiros, no telefone 193, Defesa Civil, no 199, ou Polícia Militar, no 190.
Fonte: Portal Oito e Meia