PUBLICIDADE

Piauí registra aumento na positividade de covid e COE não descarta novas recomendações

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O Comitê de Operações Emergenciais do Piauí (COE-PI), acompanha com preocupação o aumento da taxa de positividade da covid-19 no estado e não descarta novas recomendações sanitárias para conter a transmissão da doença, inclusive a obrigatoriedade do uso de máscara.

Pesquisador do Núcleo de Estudos em Saúde Pública da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e membro do COE-PI, o professor Emídio Matos afirmou ao Cidadeverde.com a positividade do vírus chegou aos 6,5% na última semana epidemiológica.

“Está acima dos 5%, que a Organização Mundial de Saúde considera como pandemia sob controle. Piorou, mas a gente está testando muito pouco. Não podemos considerar que a pandemia está sob controle no nosso estado”, enfatizou o especialista.

Este cenário foi discutido na última reunião do COE-PI. O órgão mantém a recomendação do uso obrigatório de máscara no transporte público, unidades de saúde e para pessoas com alguma comorbidade, mas não descarta expandir a norma para outras situações.

“Se os critérios pioraram, taxa de positividade, número de casos e internação aumentarem, vamos usar os mesmos critérios e voltar a recomendar o uso de máscara. Acompanhamos os mesmos critérios, usados desde o começo da pandemia”, ressaltou Emídio Matos.

Na segunda-feira (14), a Secretaria de Vigilância do Ministério da Saúde publicou nota técnica recomendando o uso de máscara pela população e a adoção de outras medidas, como ampliação da vigilância por estados e municípios dado o aumento de casos.

Só em Teresina, por exemplo, o número de casos positivos da covid-19 registrou aumento de 288% entre os dias 06 e 12 de novembro. Mesmo com nível de transmissão baixo, o COE municipal monitora atentamente a situação na capital piauiense.

Orientações 

Dados do último boletim do InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostram que a alta de casos da covid no país já reflete no aumento de hospitalizações por síndromes respiratórias agudas graves (Srag) em quatro estados do país.

Além de enfatizar a necessidade de ampliação da testagem, o professor Emídio Matos lembrou a importância da população completar o seu esquema vacinal com a quarta dose. A orientação é que os pais ou responsáveis também imunizem seus filhos.

Piauí recebeu mais de 16 mil doses da vacina infantil Pfizer no dia 10 de novembro. Inicialmente o público alvo está sendo as crianças que são portadoras de alguma comorbidade. Posteriormente as demais crianças serão beneficiadas.

Em Teresina, a vacinação de crianças de seis meses a dois anos de idade será iniciada nesta quarta-feira (16) para o público com comorbidade.

Fonte: Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.