PUBLICIDADE

MUNICÍPIOS

Irmão de prefeito cassado por compra de votos, presidente da Câmara assume Prefeitura de São Lourenço do Piauí

Iran Damasceno Ribeiro deve permanecer no cargo até a eleição do novo prefeito, que vai ocorrer em pleito suplementar ainda sem data definida.
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O presidente da Câmara Municipal de São Lourenço do Piauí, Iran Damasceno Ribeiro, assumiu na tarde desta sexta-feira (14) a Prefeitura do município após a cassação do prefeito, Biraci Damasceno Ribeiro (PSD), o vice Valdeci Paes de Castro (PSB). Eles foram denunciados por compra de votos nas eleições de 2020.

Iran Damasceno é irmão do prefeito cassado. Ele deve permanecer no cargo até a eleição do novo prefeito, que vai ocorrer em pleito suplementar ainda sem data definida.

Ao g1, o prefeito empossado não quis comentar a denúncia contra o irmão e apenas declarou o que espera do cargo.

“Vai dar tudo certo”, disse.

Cassação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou por compra de votos os diplomas dos prefeito e vice de São Lourenço do Piauí, a 550 km ao Sul do Estado, nas eleições de 2020.

Devido à gravidade da situação e da grande quantia envolvida no ilícito, que, segundo o ministro, gira em torno de R$ 1 milhão, foi fixada multa no patamar máximo previsto pelo artigo 41-A da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997). Uma multa no valor 50 mil Ufirs também foi aplicada a cada um dos candidatos envolvidos.

O TSE-PI por sua vez, entendeu que, ao contrário do que havia concluído o TRE-PI, não há dúvidas de que o valor de R$ 2 mil citados em gravações ambientais e em depoimentos prestados por testemunhas equivale à quantia oferecida pelos políticos em troca do apoio do eleitorado.

Entenda o caso

A coligação A Vitória é do Povo e a candidata Michelle de Oliveira Cruz (PP) ajuizaram, respectivamente, uma representação e uma Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), nas quais acusaram a chapa vencedora de oferecer dinheiro e outras vantagens em troca do apoio do eleitorado.

Os processos indicam que tanto Biraci Ribeiro quanto Valdeci de Castro assumiram as irregularidades praticadas no último pleito municipal.

Segundo a denúncia, em entrevista concedida à Rádio Serra da Capivara em 18 de novembro de 2020, o prefeito teria admitido que praticou boca de urna na data da votação.

Também foram apresentados pela coligação e pela candidata adversária dois áudios captados em local público em que o vice-prefeito reconhece que a oferta de benefícios a eleitores foi determinante para garantir a vitória nas urnas.

Fonte: G1

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727