Aproximadamente 30% dos novos policiais militares que foram nomeados em junho devem permanecer em Teresina para reforçar o policiamento dos batalhões da capital e região metropolitana. A distribuição iniciou nessa quinta-feira(3) com as policiais femininas e continua nesta sexta (4) e sábado (5) com os masculinos.
A escolha leva em conta a classificação geral do policial no curso de formação. Quem tem a melhor nota pode escolher seu primeiro local de trabalho, conforme as vagas disponibilizadas.
De acordo com o Comandante-Geral da Polícia Militar do Piauí, coronel Scheiwann Lopes, o efetivo destinado para Teresina, além dos municípios limites também podem compor o policiamento especializado na Rocam, BPRone, BPChoque e no Regimento de Polícia Montada.
Para o interior do estado o reforço será de 741 policiais, onde há uma grande demanda por parte da população.
Segundo o comando geral, além dos critérios de nota, foram observadas e estudadas as aptidões, dados estatísticos de criminalidade atuais e entre outros.
“Usamos o critério da nota. É uma decisão do comando para privilegiar e priorizar a questão da hierarquia e disciplina, justamente pela ordem de classificação, a ordem funcional daqueles que têm a ata de classificação do curso, pelo seu desempenho no curso de formação”, justificou o coronel Scheiwann Lopes.
A PM informou ainda que mais 360 aprovados no concurso devem iniciar Curso de Formação de Soldados (CFSD), ainda neste mês de agosto, com previsão de término no final do ano.
Fonte: G1-PI