PUBLICIDADE

VACINAÇÃO

Piauí inicia Campanha de Multivacinação para público de 0 a 15 anos neste sábado (30)

Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com
Foto: Renato Andrade / Cidadeverde.com

O Ministério da Saúde inicia em todo o país, neste sábado, dia 30, a Campanha Nacional de Multivacinação. A campanha vai até o dia 14 de outubro. No Piauí, o Dia D vai acontecer no dia 7. O público-alvo são crianças e adolescentes de zero a 15 anos. O MS estima que 720 mil pessoas devam ser vacinadas no estado.

Na Campanha de Multivacinação serão ofertadas às crianças de até sete anos (06 anos, 11 meses e 29 dias) as vacinas: BCG, Hepatite B, Penta, Pólio inativada, pólio oral, rotavírus, pneumocócica 10-valente, meningocócica C, febre-amarela, tríplice viral (SCR – sarampo, caxumba e rubéola), DTP, Hepatite A e Varicela.

Já para as crianças a partir dos sete anos até menores de 15 anos serão ofertadas as seguintes vacinas: hepatite B, Febre-amarela, tríplice viral, difteria e tétano (dT), Meningocócica ACWY, HPV quadrivalente e dTpa.

Em relação às doses da vacina contra Covid-19 e Influenza, elas seguem definições específicas conforme a faixa etária. Para as doses de Influenza, a vacinação ocorrerá até zerar os estoques nos municípios, havendo disponibilidades, crianças a partir dos seis meses podem receber o imunizante.

Para alcançar as metas estipuladas pelo Programa Nacional de Imunização, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) convoca pais e responsáveis a levarem seus filhos aos postos de vacinação de seus municípios.

“Nosso objetivo é melhorar ainda mais a cobertura vacinal no estado, trabalho que já estamos fazendo desde a implantação do programa Saúde em Dia. Agora com a Campanha de Multivacinação vamos buscar com os municípios alcançar essas metas, por isso e precisamos da mobilização de todos para manter nossas crianças protegidas”, lembra a superintendente de Atenção a Saúde da Sesapi, Leila Santos.

Para preparar os municípios para a campanha, a Sesapi realizou ações de microplanejamento, método recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que consistem em diversas atividades com foco na realidade local, desde a definição da população alvo, escolha das vacinas, definição de datas e locais de vacinação, até a logística.

“A proposta do Ministério da Saúde foi alinhar essas estratégias com gestores e lideranças locais para alcançar melhores resultados e melhorar as coberturas vacinais. Foi isso que repassamos para os 224 municípios do Piauí em nossas ações de microplanejamento. Com relação ao dia “D” fica a critério de cada município a escolha da sua data”, disse a Coordenadora de Imunização da Sesapi, Bárbara Pinheiro.

Fonte: Sesapi

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.