PUBLICIDADE

PIAUÍ

Dia do Médico | Na Alepi nove parlamentares se dividem entre mandato e medicina

image_preview

Nesta quarta-feira (18) é comemorado o Dia do Médico. No Legislativo do Piauí, a categoria tem nove representantes: Dr. Gil Carlos (PT), Bárbara do Firmino (PP), Dr. Hélio (MDB), Dr. Thales Coelho (PP), Felipe Sampaio (MDB), Dr. Vinícius Nascimento (PT) e Dr. Marcus Vinícius Kalume (PT), em exercício; Pablo Santos (MDB) e Flávio Jr. (PT), que estão licenciados para exercer cargos no Executivo. 

O exercício do mandato como ação para melhoria da prestação de serviços de saúde à população é uma das preocupações comum entre os parlamentares, que atuam e sabem das dificuldades, tanto de médicos como dos pacientes. 

Para Dr. Vinícius Nascimento, a medicina tem passado por mudanças, especialmente no que tange o mercado de trabalho, com a qualificação do profissional sendo menos importante do que o valor dos procedimentos. “Hoje o médico é questionado porque querem baratear o tratamento independente de ser com dano ou não pro paciente”, disse. No entanto, ele apontou que a atuação dos profissionais e dos representantes políticos pode ajudar na melhoria da área. “Nós temos que lutar para entregar saúde de qualidade ao nosso povo, nós temos que melhorar a qualidade dos nossos hospitais. Nós temos que reconstruir o formato do Sistema Único de Saúde para que ele seja possível cumprir a Constituição”, disse Dr. Vinícius Nascimento.

Dr. Hélio destacou que um dos problemas no Brasil é a má distribuição de médicos no país, com o sul e sudeste tendo duas vezes mais médicos a cada mil habitantes do que Estados Unidos e Japão, por exemplo, mas nas cidades mais distantes dos grandes centros há déficit. “Isso depende também da política de saúde do Brasil. Nós temos uma medicina altamente qualificada e acessível a quem tem dinheiro e temos o SUS, que é um projeto muito bem pensado, mas que sofre com subfinanciamento. Não tem dinheiro para que ele possa efetivamente alcançar o objetivo social a que se propõe”, explicou.

Dr. Thales Coelho explicou que um médico ir à política é uma forma de ajudar a saúde da população além do atendimento em hospitais. “Entrei na vida pública para cuidar das pessoas também. Hoje sou médico atuante, mas sou também parlamentar, que brigo e defendo a saúde do Piauí”, disse.

Destacando as dificuldades de todos os profissionais da saúde, que muitas vezes abdicam do contato com a família e amigos para estarem atuando em hospitais e clínicas, Dr. Felipe Sampaio assegurou que os representantes da área que são parlamentares na Alepi  “têm a obrigação de lutar por uma saúde de qualidade; de lutar por todas as classes que fazem parte para termos uma saúde de qualidade”.

Com informações – Iury Parente – Edição: Katya D’Angelles – Alepi

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.