A Prefeitura de Paquetá do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu na tarde desta quinta-feira, 21 de dezembro, ações referentes a Lei Paulo Gustavo com o objetivo de fortalecer a cultura local.
A programação teve início com a cerimônia do “Prêmio Zé de Mirian”, onde 15 fazedores de cultura foram premiados com um certificado de reconhecimento pelas suas contribuições à cultura do município.
A maioria dos premiados fazia parte da comunidade quilombola, incluindo mestres de lezeira e mestres de cumbuco, mas a premiação também contemplou sanfoneiros, repentistas, violeiros, artesãs e capoeirista.
De acordo com a secretária de Cultura, Enedina Albano Moura, os artistas premiados foram sorteados através do edital n° 3 da Lei Paulo Gustavo. “Essa é uma Lei Federal que viabilizou recursos em caráter emergencial para todos os municípios do Brasil, e nós da Secretaria de Cultura, em diálogo com a Prefeitura Municipal, manifestamos interesse e mandamos o nosso Plano de Ação. Feito isso, implementamos editais que foram devidamente publicados e os nossos fazedores de cultura concorreram a esses editais. Assim, tivemos as devidas seleções e agora as premiações. As nossas inscrições nos surpreenderam e nós tivemos uma gama de possibilidades, podendo contemplar várias áreas da cultura”, afirmou.
Além dos 15 artistas premiados, o momento ainda contou com a entrega de um certificado em reconhecimento e imortalização de memória do fazedor de cultura Zé de Mirian, que leva o nome da premiação devido às suas contribuições culturais ao município. O certificado foi entregue à família do homenageado.
Posteriormente, as comitivas do Poder Executivo e da Secretaria de Cultura se deslocaram à Unidade Escolar Maria Alvina de Araújo, na sede do município, onde aconteceu a inauguração da Sala de Cinema de Paquetá.
A sala de cinema também foi pensada dentro das possibilidades de implementação de recursos federais da Lei Paulo Gustavo, contando com um espaço equipado para a realização de reuniões e materialização de conhecimento além da sala de aula. O espaço tem como principal objetivo exaltar a cultura local e nacional, oferecendo a oportunidade de exibição de filmes em datas especiais.
“Para a sala de cinema, nós viabilizamos um espaço no município que estava em desuso, fizemos todo o equipamento necessário para o funcionamento e, obviamente, a utilização é para toda a comunidade, sobretudo para educação, uso social e a cultura em si. Essa sala servirá para que a gente possa levar os nossos alunos em momentos festivos e fazer reuniões das mais diversas. É um local bem agradável e devidamente equipado”, explicou a secretária Enedina.
Presente no evento, o prefeito Clayton Barros agradeceu a Secretaria de Cultura pelo trabalho desenvolvido em pouco mais de um ano desde sua criação. O gestor ainda explicou sobre a importância de preservar a cultura local.
“Eu só tenho a agradecer a secretária de Cultura, Enedina, e toda a sua família por essa contribuição e participação nos momentos que estamos realizando hoje. O município de Paquetá do Piauí é rico em cultura, e nosso objetivo é fortalecer o que já temos de melhor, transmitindo para a população um pouco do que a gente vem construindo ao longo dos anos e de nossas gerações. A cultura de um local é algo que deve ser sempre preservado, e a gestão municipal tem o papel de apoiar e colaborar com iniciativas como essas”, concluiu o gestor.
Fonte e Fotos: Portal Folha Atual