O Piauí alcançou 97,13% de cobertura vacinal do rebanho de bovídeos na segunda etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada no final de 2023. O índice, divulgado nesta quinta-feira (01/02), é um passo importante para tornar o estado zona livre da aftosa sem vacinação.
Fábio Abreu, que comanda a Secretaria de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (SADA), destaca que o índice denota o comprometimento dos criadores com a vacinação e o esforço dos técnicos da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí e da SADA para o cumprimento das metas impostas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária.
“É algo histórico para o estado do Piauí nos termos alcançado este índice. E se deve à colaboração dos técnicos da nossa instituição e da ADAPI, que é a grande responsável e a compreensão dos proprietários e produtores no que se refere à cobertura vacinal. O estado do Piauí está pleiteado sair da classificação que se encontra hoje, de um estado livre da aftosa, porém com vacinação”, diz Abreu.
Na entrevista coletiva, a secretaria confirmou ainda que o estado alcançou uma população de 2.012.000 de cabeças de bovídeos, o maior número da série histórica.
Segundo a SADA, a campanha de vacinação conseguiu atingir 93,8% das propriedades. Os municípios que lideraram em vacinação, com 100% da cobertura, foram Castelo do Piauí, Santa Cruz do Piauí e Altos.
Fonte: Meio Norte