Na manhã desta segunda-feira, 05 de fevereiro, a gestão do prefeito Djalma Policarpo, através da Secretaria de Educação, deu início a XXI Jornada Pedagógica, para capacitação e planejamento sobre ano letivo 2024 da rede municipal de ensino.
Após o credenciamento e a composição da mesa de honra, os participantes entoaram os hinos do Brasil, Piauí e de Monsenhor Hipólito.
O momento contou com uma apresentação das crianças das escolas Judith Lima, Lino Rodrigues e do Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE).
Na ocasião, ela enfatizou as conquistas educacionais alcançadas pelo município como a 12ª colocação no ranking dos 224 municípios do Piauí no Índice de Qualidade Educacional Municipal – IQUEM, o Prêmio Alfa 10 conquistado pela escola Dirceu Arcoverde, ficando no 14º lugar, entre as vinte melhores escolas do Piauí.
No uso da fala o prefeito Djalma Policarpo falou a importância do momento que para os profissionais.
“A semana pedagógica é um encontro dos profissionais e vocês vão encontrar todas as escolas preparadas, esse é um momento para vocês se organizarem e receberem os alunos de forma acolhedora, porque a nossa educação não é só o conhecimento. Temos que trabalhar as políticas públicas como a gente já vem trabalhando desde o início da nossa gestão, mas só conseguimos com o apoio e a colaboração de todos. Estamos debatendo sobre a educação inclusiva, não com o objetivo de tornar todas as crianças iguais, mas de respeitar e valorizar as diferenças. Aqui em Monsenhor Hipólito nós valorizamos os profissionais da educação, recentemente nós chamamos 17 professores aprovados no teste seletivo e vamos continuar zelando por essa categoria”, ressaltou.
Posteriormente, houve uma palestra intitulada como “Inclusão e diversidade: Desafios e oportunidades na construção de uma sociedade mais equitativa”, com a palestrante Francisca Leal, onde foi destacado sobre a educação inclusiva de pessoas com deficiência, seguido do Coffee Break.
Na sequência, os participantes desfrutaram de outra palestra, onde foi trabalhado o tema “Diversidade”, com Antônio Benevaldo.
“Nós tratamos sobre a diversidade étnico racial, um tema que tenho conhecimento para falar e nós ainda percebemos nas palestras das Redes Municipais uma deficiência na inclusão da Lei 10.639 e a 11.645 no que tange a questão das relações étnicos raciais, incluindo a historicultura da África, Indígena, Cigana e etc”, disse.
O professor Rogério Sousa, também trouxe uma palestra com o tema “Cultivando a diversidade no ambiente escolar: Um compromisso com a inclusão e o aprendizado”.
“A gente trabalhou a assessoria pedagógica, bem como diversidade no ambiente escolar que vai além da questão do gênero, raça e deficiência, para conscientizar primeiramente o professor para estar abraçando e acolhendo todas essas crianças na educação de Monsenhor Hipólito, onde eles já estão abordando a educação inclusiva. Também foi frisado a importância do papel do professor, porque é a partir do professor que todo esse processo será mediado, além da equipe escolar e a família”, explicou.
À frente da pasta está o secretário Luís Antônio. Ele frisou como a Jornada Pedagógica é relevante para a educação de Monsenhor Hipólito.
“É com muita alegria que estamos iniciando mais uma Jornada Pedagógica, o tema escolhido foi “Educação inclusiva, diversidade e saúde mental”, um tema que nos convida a pensar sobre os desafios e as possibilidades de uma educação que respeite, valorize e promova a inclusão e a diversidade no campo da educação, dentro da sala de aula e assim refletir nos demais setores do município. Quero agradecer os profissionais da educação pelo bom desempenho e o compromisso com nossa educação, ao prefeito Djalma pela sensibilidade e agradeço aos alunos que tem sido motivo de orgulho para nós com a constante evolução. Obrigado”, disse o secretário.
Durante os intervalos do encontro, o cantor Rômulo Jr esteve cantando e trazendo animação para os participantes.
Na parte da tarde, o palestrante José Francisco abordou sobre um assunto de suma importância para os docentes: “Cuidando do bem-estar do educador”.
Para finalizar o primeiro dia de atividades, o psicólogo Anderson Sousa abordou o tema: “Cultivando saúde mental”, destacando a importância de estar bem mentalmente para que os profissionais consigam exercerem suas funções.
Estiveram presentes o prefeito Djalma Policarpo, acompanhado da primeira-dama Josefina Policarpo, o secretário de Educação, Luís Antônio, o presidente da Câmara Municipal, Clemilson Bezerra, a assessora do secretário de educação, a professora Josefa Edneide, os vereadores Antônio Lino, Antônio Bento, Mário Micheline, Doracelma Policarpo, a técnica da secretária de Educação, Vania Marina, a nutricionista da rede Municipal de Ensino, Raylne Bezerra, além dos diretores e coordenadores das escolas municipais.
No município de Monsenhor Hipólito tem um total de 1500 alunos na Rede Municipal de Ensino. 400 Alunos na Educação Infantil e 1100 no Ensino Fundamental.
Os alunos estão distribuídas em 10 escolas, incluindo a Gisele Bezerra, Judith da Silva Lima, Padre Cícero Romão Batista, José Agripino de Sousa, Ângelo de Maria Bezerra, Antônio Hipólito de Sousa, Dirceu Arcoverde, José Policarpo, Lino Rodrigues de Carvalho e João Leandro da Costa.
Monsenhor Hipólito conta com um total de 200 profissionais na educação que trabalham diariamente para o crescimento e avanço do município.
Programação
A programação terá continuidade nesta terça-feira (06), às 07h30 com a realização de oficinas intituladas como: “Indo além da diversidade: Memórias, vivências e avaliação”, na escola Padre Cícero.
Veja mais imagens
Fonte e Fotos: CidadesnaNet