A partir de hoje, cerca de dez mil apresentações de medicamentos de uso contínuo estão até 4,5% mais caras, conforme o teto de reajuste anual estabelecido pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (Cmed), órgão vinculado ao governo federal. Para os consumidores residentes no Estado do Rio, o impacto pode ser ainda maior devido ao aumento do ICMS, de 18% para 20%, que entrou em vigor no último dia 20. Com a inclusão da taxa do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECP), a alíquota total atinge 22%, a mais alta do país, e espera-se que o aumento seja repassado aos compradores.
DECISÕES DOS GOVERNOS FOI CRITICADA: Onze unidades da federação aprovaram o aumento das alíquotas de ICMS. Sergio Mena Barreto, CEO da Abrafarma, critica as decisões dos governos. “Enquanto o Brasil experimenta um viés de redução da inflação e dos juros, aliado à aprovação da reforma tributária, esses governos caminham na contramão e demonstram insensibilidade com a população mais pobre”, afirmou Barreto, em nota.
VARIAÇÃO DE PREÇOS: Além disso, há uma variação dinâmica nos preços no ponto de venda ao consumidor final. Mesmo com o teto de reajuste fixado em 5,6% para 2023, a CliqueFarma, uma ferramenta do ecossistema Afya que compara preços de produtos em farmácias, identificou aumentos de até 250% no mesmo ano, como no caso da Betaistina.
PESQUISAR É ESSENCIAL: Na temporada de verão ou ao comprar material escolar, pesquisar preços é essencial. No entanto, muitos consumidores não percebem que também podem economizar na compra de remédios. Um mesmo medicamento à base de Losartana, utilizado para hipertensão, pode variar até 87,62% entre duas farmácias, conforme a CliqueFarma, que compara preços em mais de 50 estabelecimentos.
ECONOMIZAR DEMANDA TEMPO: Os preços podem variar não apenas entre farmácias, mas também dentro da mesma drogaria, dependendo do dia e horário da compra, de negociações com o gerente e do convênio de saúde do consumidor, entre outros fatores. Veja dicas de como economizar na compra de remédios e driblar a dupla alta dos preços deste ano.
1. Compare preços entre farmácias e, quando a compra não for urgente, busque preços de uma mesma farmácia em dias e horários diferentes.
2. Barganhe no balcão: Converse com o gerente da farmácia para garantir que está pagando o menor preço pelo medicamento, considerando que a precificação é dinâmica. Discuta propostas de concorrentes e negocie descontos, especialmente ao comprar medicamentos de uso contínuo em maior quantidade. Certifique-se sempre da validade dos produtos.
3. Consulte preços de genéricos, após se certificar com o médico ou farmacêutico se a troca é adequada, indica Claudio Felisoni de Angelo.
4. Verifique seus direitos em programas públicos. A professora Carla Beni lembra que a Farmácia Popular tem medicamentos gratuitos ou com uma redução significativa dos preços, e diversas prefeituras fornecem medicações em seus postos de saúde.
Remédios e insumos gratuitos da Farmácia Popular:
- brometo de ipratrópio 0,02mg
- brometo de ipratrópio 0,25mg
- dipropionato de beclometasona 200mcg
- dipropionato de beclometasona 250mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg
- sulfato de salbutamol 100mcg
- sulfato de salbutamol 5mg
- cloridrato de metformina 500mg
- cloridrato de metformina 500mg – ação prolongada
- cloridrato de metformina 850mg
- glibenclamida 5mg
- insulina humana regular 100ui/ml
- insulina humana 100ui/ml
- atenolol 25mg
- besilato de anlodipino 5mg
- captopril 25mg
- cloridrato de propranolol 40mg
- hidroclorotiazida 25mg
- losartana potássica 50mg
- maleato de enalapril 10mg
- espironolactona 25mg
- furosemida 40mg
- succinato de metoprolol 25mg
- acetato de medroxiprogesterona 150mg
- etinilestradiol 0,03mg + levonorgestrel 0,15mg
- noretisterona 0,35mg
- valerato de estradiol 5mg + enantato de noretisterona 50mg
- alendronato de sódio 70mg
Remédios e insumos com copagamento da Farmácia Popular:
- sinvastatina 10mg
- sinvastatina 20mg
- sinvastatina 40mg
- carbidopa 25mg + levodopa 250mg
- cloridrato de benserazida 25mg + levodopa 100mg
- maleato de timolol 2,5mg
- maleato de timolol 5mg
- fralda geriátrica
- budesonida 32mcg
- budesonida 50mcg
- dipropionato de beclometasona 50mcg/dose
- dapagliflozina 10mg
5. Cheque se o laboratório farmacêutico tem desconto para cadastrados.
6. Pergunte por programas de fidelidade nas farmácias.
7. Utilize clubes de vantagens.
8. Compre pela internet. De acordo com uma pesquisa da CliqueFarma, medicamentos adquiridos online são, em média, 16% mais baratos do que na compra em lojas físicas, mesmo ao utilizar programas de descontos oferecidos pelas farmácias.
(Com informações do Extra)