O Secretário de Estado do Turismo, José Neto Monteiro, foi agraciado com a medalha da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, em solenidade realizada na noite de ontem (18), no Complexo Turístico e Paisagístico Porto das Barcas, em Parnaíba. O momento faz parte das comemorações dos 202 anos de adesão do Piauí à independência do Brasil e reconhece cidadãos que se destacam por suas contribuições ao desenvolvimento do estado.
A cerimônia contou com a presença do governador Rafael Fonteles, que celebrou a importância de personalidades que, com seus esforços, ajudam a construir a história do Piauí. “Este foi o primeiro fato político relevante que garantiu exatamente que o Piauí acompanhasse o Brasil e o Brasil tivesse o formato geográfico que tem hoje, a partir, inclusive, da luta na Batalha do Jenipapo. Por isso que a gente celebra todas essas datas reconhecendo os heróis e heroínas do presente”, afirmou Fonteles.
José Neto Monteiro, ao ser agraciado com a comenda, destacou o orgulho e a responsabilidade que o reconhecimento traz. “Receber a medalha do Mérito Renascença é uma honra imensa, que dedico a todos os piauienses, em especial, a minha equipe da Setur e todos que constroem e impulsionam o setor. Esta honraria reflete o trabalho incansável que temos feito para fortalecer o turismo do nosso estado, promovendo o desenvolvimento e a valorização de nossa rica cultura. Meu compromisso é continuar essa trajetória de transformação e crescimento para o Piauí”, pontuou o gestor, que recebeu a comenda de “comendador”.
Histórico
O dia 19 de outubro marca a primeira assinatura de adesão do estado à Independência do Brasil, fato ocorrido justamente na cidade de Parnaíba, no ano de 1822. Tradicionalmente, ocorre em Parnaíba e em Teresina, a Cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, que homenageia personalidades que contribuem com o desenvolvimento do estado.