PUBLICIDADE

Piauí lidera índices nacionais de vacinação em 2024 e segue avançando nas coberturas vacinais

IMG_8542

O Piauí se manteve como referência nacional de vacinação em 2024, liderando e ampliando os índices de cobertura vacinal em todo o estado. Considerando somente os nove primeiros meses deste ano, houve um crescimento de 100% na cobertura de 19 vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI) quando comparado com o mesmo período de 2023.

Conforme os dados do relatório preliminar da Superintendência de Atenção Integral à Saúde (Supat) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi), o estado lidera o ranking nacional da aplicação do esquema primário com as duas doses da vacina contra a Covid-19 em todo o país, alcançando quase 93% do público alvo e ficando à frente de São Paulo e do Distrito Federal, ambos com cerca de 92%.

“Isso é resultado da nossa parceria com os municípios, profissionais de saúde e a população. Ficamos felizes em atingir altos índices de vacinação. Ainda enfrentamos desafios para atingir metas em algumas campanhas, mas seguimos firmes para garantir saúde e segurança a todos os piauienses.”, destaca Leila Santos, superintendente da Supat.

Além disso, Piauí também está no topo na aplicação da vacina bivalente de reforço da Covid-19, com aproximadamente 29% de cobertura, superando a média nacional. Entre as crianças menores de 5 anos, o estado também é líder, alcançando 52,33% de cobertura vacinal para o esquema completo, demonstrando o esforço do estado em proteger as populações mais vulneráveis.

O Piauí também se destaca em outras campanhas de imunização, como a de Influenza. Com mais de 60% da população vacinada contra a doença, o estado ocupa a terceira posição entre as demais unidades da federação, ficando atrás do Espírito Santo e Distrito Federal. Já em relação a Poliomielite, o Piauí chegou a 53% do público alvo, perdendo somente para Tocantins.

“Os números reforçam nosso compromisso com as campanhas de vacinação, promovendo tanto a qualificação das equipes como ampliando o acesso às vacinas, fundamentais para protegermos nossa população e evitarmos a circulação de doenças. Nossa meta é melhorar cada vez mais e continuar sendo referência nacional de vacinação”, conclui o secretário de Saúde, Antonio Luiz.

CCOM-PI

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.