Na tarde desta terça-feira (21), o governador Rafael Fonteles visitou a cidade de Picos, atingida nos últimos dias por um forte temporal, deixando boa parte da cidade alagada, e causando muitos transtornos à população. Em decorrência das chuvas, duas mortes foram registradas e várias pessoas ficaram desabrigadas.
Em entrevista, o governador disse que irá reconstruir a cidade com a ajuda do prefeito Pablo Santos e com o apoio da bancada estadual e federal.
“Vamos providenciar a reconstrução de tudo aquilo destruído, rodovias, avenidas, ruas, equipamentos públicos com o esforço coordenado pelo nosso DER, mas sempre com o apoio do prefeito Pablo Santos, que é quem está na linha de frente, nos municiando com informações precisas para que o estado e o governo federal, junto com a bancada estadual e federal, possam colaborar”, disse Rafael Fonteles.
Acompanham a comitiva do governador Rafael Fonteles, o deputado federal Florentino Neto (PT), os deputado licenciado Thales Coelho (Progressistas), Severo Eulálio (MDB), o prefeito Pablo Santos e secretários municipais.
O 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, com suporte de militares da corporação de Teresina, tem auxiliado nas ações humanitárias e vistorias realizadas na cidade de Picos que foi afetada por fortes chuvas que atingiram a região e causaram alagamentos.
O efetivo do CBMEPI foi empregado em diversas ações de resgate de cunho preventivo, e de apoio à população do município de Picos, em conjunto com órgãos como Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil e Exército Brasileiro.
Segundo o capitão Allison Rangel, do 4º Grupamento do Corpo de Bombeiros, a ajuda humanitária ocorre por demanda da Defesa Civil e assistência social municipal, incluindo transporte de móveis para famílias em mudança e alimentos para pontos de coleta.
O Corpo de Bombeiros Militar reforça que a população evite entrar em áreas de risco, e em caso de emergências na cidade de Picos, acione:
193 ou (86) 99429-7268 – Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Piauí
199 ou (89) 99450 6787 – Defesa Civil do Piauí
190 – Polícia Militar
Fonte: Meio News