A mudança no comando de oito secretariais da gestão do governador Rafael Fonteles (PT-PI) passa a valer a partir desta terça-feira (1°). A medida foi anunciada por meio de publicação nas redes sociais, no dia 28 de fevereiro, e foi oficializada em publicação no Diário Oficial do Estado.
Será a primeira grande reforma no secretariado de Fonteles, que iniciou o terceiro ano de mandato em 2025. Além das alterações previstas, também é aguardada a substituição da advogada Ingrid Pereira pelo fisioterapeuta Rodrigo Amorim, na chefia da Secretaria de Cultura (Secult).
Em entrevista ao Portal ClubeNews, no dia 24 de março, Rafael Fonteles disse que as alterações são comuns na gestão e o intuito da reforma é ampliar os resultados de cada pasta.
“Na verdade, isso é um rodízio. É muito comum na gestão você colocar membros da equipe em novas funções. Foi basicamente o que aconteceu”, explicou.
Rotatividade
O primeiro escalão do Governo Fonteles mantém sua formação original, de janeiro de 2023, quase intacta. A primeira exoneração aconteceu março de 2023, quando o governador exonerou o ex-deputado federal Mallos Sampaio – irmão do vice-governador Themístocles Filho (MDB) – da Secretaria de Mineração.
O atual prefeito de Picos, Pablo Santos (MDB), era o titular da Secretaria de Turismo e pediu exoneração da pasta em fevereiro de 2024. Para a vaga, o gestor indicou José Antônio Monteiro Neto, que será substituído por Daniel Oliveira.
No final do ano passado também foi especulada a saída da ex-governadora e atual secretária de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos, Regina Sousa. No mês de outubro de 2024, Sousa teria formalizado o interesse de deixar a gestão, mas foi convencida a permanecer no cargo até o final do mandato de Fonteles.
CONFIRA AS NOVAS MUDANÇAS:
– Daniel Oliveira – Secretário de Turismo (Setur)
– Feliphe Araújo – Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh)
– Thaís Araripe – Diretora-Geral da Agência Reguladora do Piauí (Agrespi)
– Marcelo Nolleto – Coordenador de Comunicação (Ccom)
– Mussoline Guedes – Presidente da Fundação Antares
– Ivanovick Pinheiro – Secretário de Governo (Segov)
– Antônio Torres – Diretor-Presidente da Empresa de Gestão de Recursos do Piauí (Emgerpi)
– Marcelo Bueno – Diretor-Presidente da Agência de Fomento e Desenvolvimento do Estado do Piauí (Badespi)
Fonte: Portal Clube News