PUBLICIDADE

ESTIAGEM

Piauí tem déficit de 50% no volume de chuvas e ‘seca verde’ ameaça produção agrícola

IMG_6824

A quantidade de chuvas que caiu sobre o Piauí nos meses de dezembro de 2024 a março de 2025 ficou cerca de 50% abaixo do esperado para o período, segundo a Secretaria Estadual de Defesa Civil. Ao todo, 129 municípios do estado estão em situação de emergência em razão da seca e da estiagem.

(Foto: Reprodução)

O acumulado dos últimos quatro meses indica condição irregular na distribuição e volume das chuvas. Os dados são calculados pela Agência Nacional de Águas (Ana) e pelos Instituto Nacional de Metrologia (Inmet) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden). 

Para o diretor de adaptação e mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, a produção agrícola e pecuária sofre forte impacto, sobretudo em municípios do Sul do Piauí, tanto da faixa do cerrado quanto da sertaneja.

“Como a estação chuvosa foi bastante irregular, tanto na distribuição das chuvas quanto no aspecto temporal, que foram as interrupções, isso construiu uma lógica em que muitos produtores, que plantaram acreditando na constância da chuva, apresentam sucessivas perdas”, explicou.

“As primeiras perdas foram no extremo sul, entre novembro e dezembro. A segunda perda foi entre janeiro e fevereiro e, com a continuidade do processo de estiagem em março, esse quadro se agravou mais com repercussão não só na agricultura, mas também na perda de pasto”, completou.

Fonte: G1/PI

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727