A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, deu início na manhã desta segunda-feira, 26, a ação de fiscalização de animais soltos nas vias da cidade.
A iniciativa de fiscalizar animais soltos nas vias públicas, pretende reduzir acidentes e garantir a segurança viária local. A medida busca também conscientizar donos de animais acerca da importância de mantê-los em locais seguros, evitando riscos tanto para os bichos quanto para condutores e pedestres.
“Essa iniciativa visa preservar vidas e melhorar a organização do trânsito em Picos. Nós não temos o intuito de apreender o animal. Nosso objetivo é que o dono crie seu animal na sua roça, em lugar seguro. o que estamos fazendo é regularizar para que não tenhamos animais soltos nas vias causando acidentes”, explica Edvaldo Filho, Secretário de Trânsito de Picos.
Parceria
As ações de fiscalização acontecerão numa parceria entre a Polícia Rodoviária Federal e as equipes específicas, laçadores capacitados, da Secretaria de Trânsito. De acordo com Edvaldo Filho, o animal apreendido será removido para local adequado. A fiscalização acontecerá em todas as vias do município picoense.
“A primeira apreensão do animal, o dono pode vir até a secretaria para resolver. Na segunda, ocorre uma multa maior, e na terceira apreensão, o animal será leiloado. É uma preocupação do prefeito Pablo Santos em termos um trânsito seguro, e, principalmente, não termos prejuízos de vidas humanas “, lembra o gestor.
CCOM