PUBLICIDADE

COMTUR - PICOS

Prefeitura institui o Conselho Municipal de Turismo de Picos

f9224ef0-8122-41da-b788-8eb9ddab2a94

Esta quarta-feira (11), foi histórica para o desenvolvimento do turismo na cidade de Picos. Isso porque a Prefeitura instituiu o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo). A posse dos membros aconteceu na Sala de Reuniões do palácio Coelho Rodrigues, sede do Poder Executivo Municipal.

O COMTUR é um órgão colegiado, consultivo, vinculado à Secretaria Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico e que tem o objetivo de propor estratégias e políticas públicas para o desenvolvimento do turismo local.

O Conselho Municipal de Turismo também é um órgão paritário, composto por representantes do poder público, sendo esses indicados pelas Secretarias Municipais de Turismo, de Cultura e de Esporte e Lazer, representantes da iniciativa privada dos segmentos de gastronomia, hotelaria, agência de viagens e organização de eventos e representantes da sociedade civil organizada representada pela CDL (Câmara dos Dirigentes Lojistas) e pela AMIPI (Associação das Microempresas da Microrregião de Picos).

Conforme o Regimento Interno, o COMTUR tem apenas dois cargos, Presidente, Suplente de Presidente e Secretário, sendo que o órgão deverá ser presidido pelo ocupante do cargo de secretária/ secretário Municipal do Turismo e Desenvolvimento Econômico e Tecnológico. As reuniões ordinárias serão trimestrais com deliberações por maioria simples e com todas as decisões registradas em atas de resoluções.

O COMTUR tem como primeira presidenta a secretária de Turismo, Michelly Saunders, suplente de Presidente, Márdila Taveira e Secretária, que foi eleita pelos demais membros do Conselho, a empresária, Anne Louise Bertino.

Entre as competências do Conselho Municipal de Turismo estão: propor ações, normas e resoluções sobre o turismo, apoiar projetos e programas turísticos, promover campanhas de valorização ao turismo, incentivar parcerias e investimentos no setor, gerenciar o Fundo do Turismo, fiscalizar a aplicação dos recursos, aprovar projetos de iniciativa pública ou privada e garantir continuidade nas políticas públicas.

Os Projetos a serem desenvolvidos pelo COMTUR devem estar alinhados as Políticas Municipal, Estadual e Nacional de Turismo. Vale lembrar que Regimento Interno pode ser alterado mediante aprovação do Conselho e homologação por Decreto do prefeito.

A presidenta, Michelly Saunders, frisou que a partir da instituição do COMTUR Picos entrará no Mapa do Turismo Brasileiro, o que mostra que o município picoense tem o comprometimento em participar ativamente da implementação da Política Pública por meio da Regionalização.

Michelly Saunders acrescentou que isso permitirá que o Ministério do Turismo acompanhe e planeje o desenvolvimento do turismo local, que os Governos Estadual e Federal direcionem investimentos e recursos e promovam a visibilidade turística de Picos, tornando a cidade um destino competitivo tanto no mercado nacional como internacional.

“Nós somos uma cidade turística, nós temos condições de sediar o trade do turismo, nós temos condições de fazer circuito do turismo e trazer riqueza, gerar renda dentro do nosso município e o estando dentro do Mapa do Turismo nós poderemos pleitear recursos para que a gente possa investir no setor através do Ministério do Turismo. Então foi um passo muito importante”, finalizou a secretária de Turismo.

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.