Com o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”, a Prefeitura de Paquetá do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu na manhã desta segunda-feira (30), a 1º Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa.
Convocada pelo prefeito Clayton Barros e pelo Conselho Municipal do Idoso (CMI), a conferência trouxe à pauta temas como saúde, proteção, protagonismo, financiamento de políticas públicas e fortalecimento dos conselhos.
A programação contou com apresentação cultural das idosas do SCFV, falas institucionais, leitura do Regimento Interno, palestra magna com a assistente social e conselheira do CEDIPI, Lucélia Silva, formação de grupos, apresentação de propostas e escolha de delegados para representação do município.
A programação trouxe um importante debate e reflexão sobre a necessidade de ampliar o olhar sobre as múltiplas realidades vividas pelas pessoas idosas, com atenção especial às desigualdades que afetam mulheres, pessoas negras, indígenas e quilombolas.
Durante o evento, os participantes refletiram sobre os principais entraves ao acesso aos direitos das pessoas idosas e apontaram propostas para superá-los, com ênfase em temas como o financiamento adequado das políticas públicas, a proteção à saúde e à vida, o enfrentamento à violência, o incentivo à participação social e o fortalecimento dos conselhos como instâncias de controle democrático e interlocução com o poder público.
A conferência também elegeu os representantes do município que seguirão para as etapas seguintes a nível estadual e federal, sendo eles: Maria dos Remédios, João Dias, Francisco Marques e Iscolastia Alves pela sociedade civil; Emarrikelly Gonçalves e Gilvaneide de Moura Araújo pela representação governamental.
O evento também contou com a presença de representantes do poder legislativo local, os vereadores Cicero de Justino, Gdson Gonçalves, Carlim Lima e Bruno Moura, além de secretários municipais, que reforçaram a importância das políticas públicas para a pessoa idosa.
Ao final do evento foram entregues os certificados para os idosos, lembrancinhas, além de um delicioso almoço servido.
Presente na conferência a colaboradora da gestão municipal e médica do município, Dra. Yara Portela, destacou a importância da realização da conferência para o idoso, parabenizando toda equipe organizadora do evento, que amplia ainda mais a rede assistencial no município, somando a outras importantes ações já desenvolvidas com o foco na inclusão, apoio e interação com os idosos.
Veja mais imagens no link abaixo: