PUBLICIDADE

ESTIAGEM

Seca grave avança e já atinge 45% do Piauí, pior cenário desde 2019, aponta ANA

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com
Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

A seca no Piauí se intensificou entre os meses de abril e maio de 2025, atingindo todo o território estadual. Segundo a última atualização do Monitor de Secas, da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o fenômeno passou a afetar 45% do estado com seca classificada como grave, um salto em relação aos 18% registrados no mês anterior.

Essa é a pior condição já registrada no Piauí desde março de 2019, quando o estado enfrentou uma seca extrema em 6% do seu território. Em maio deste ano, o Piauí ocupou a 8ª posição no ranking nacional em extensão afetada, com 251.529 km² impactados.

Nordeste sofre mais com agravamento da seca

O Monitor de Secas acompanha a evolução do fenômeno nas cinco regiões geopolíticas do país. Em maio, o Nordeste apresentou a situação mais crítica, com 39% da área da região sob condição de seca grave. Enquanto o fenômeno perdeu força no Centro-Oeste, Sudeste, Sul e Norte, foi justamente no Nordeste onde houve intensificação da seca entre abril e maio.

Apesar disso, o relatório indica que houve uma redução da área com registro de seca no Centro-Oeste e no próprio Nordeste, embora a gravidade tenha aumentado. Por outro lado, as regiões Norte, Sudeste e Sul registraram expansão da área atingida, mas com menor severidade.

Monitoramento contínuo da seca no Brasil

O Monitor de Secas é uma ferramenta pública mantida pela ANA que realiza o acompanhamento mensal da severidade do fenômeno em todo o país. O monitoramento é feito com base em indicadores climáticos e na análise dos impactos causados pela seca, tanto no curto prazo (até seis meses de déficit de precipitação) quanto no longo prazo (períodos superiores).

Além de oferecer um diagnóstico detalhado sobre o avanço da seca no território nacional, o sistema tem sido um instrumento essencial no apoio à formulação de políticas públicas para mitigação dos efeitos da estiagem, especialmente no semiárido nordestino.

Os dados completos e atualizados do Monitor podem ser acessados gratuitamente por meio do site monitordesecas.ana.gov.br ou pelo aplicativo Monitor de Secas, disponível para Android e iOS.

Fonte: Cidadeverde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.