PUBLICIDADE

ESTIAGEM

Piauí lidera em cidades com seca; governo federal libera recursos para enfrentar emergência

governador-decreta-estado-de-emergencia-em-106-municipios-por-conta-da-seca-226ae4cf-360c-4105-9ce4-2e00ceba6baf.jpg

O estado do Piauí é, até o momento, o mais afetado pela estiagem no Nordeste em 2025. Segundo dados do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), 126 municípios piauienses estão com o reconhecimento federal de situação de emergência vigente por conta da escassez de chuvas, número que já supera o total de cidades atingidas em todo o ano passado, quando 107 localidades foram reconhecidas nessa condição.

A seca no Nordeste independe da estação do ano e pode se agravar em qualquer período. Ao todo, 578 cidades nordestinas estão com situação de emergência ativa, o que permite a liberação de verbas federais para ações de resposta imediata, como abastecimento de água, atendimento à população e combate aos efeitos da estiagem.

Até o momento, o MIDR já destinou R$ 1,7 milhão para auxiliar esses municípios. Os recursos são repassados após a aprovação de planos de trabalho enviados por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD), plataforma que permite às prefeituras solicitar ajuda emergencial com mais agilidade.

Em abril deste ano, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, reforçou o compromisso do governo federal com o Piauí, estado que vem enfrentando uma das piores estiagens dos últimos anos.

“Nosso objetivo é garantir que não falte água no estado, seja pela continuidade da Operação Carro-Pipa ou envio de recursos para aquisição de água potável”, afirmou Waldez.

Outros estados nordestinos também enfrentam situação crítica, embora em menor escala. A Paraíba tem 107 municípios com reconhecimento federal de emergência; Pernambuco, 100; Bahia, 95; Rio Grande do Norte, 73; Ceará e Alagoas, ambos com 31; Sergipe, 11; e Maranhão, 4.

Para o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, a resposta rápida das autoridades locais é essencial para acelerar a chegada de recursos.

“A Defesa Civil Nacional trabalha 24 horas por dia, assim que as solicitações chegam, reconhecemos a situação de emergência, avaliamos e aprovamos os planos de trabalho e os valores solicitados e ajudamos com o necessário”, detalhou o secretário.

O reconhecimento federal da situação de emergência é um instrumento fundamental para garantir apoio imediato às populações afetadas, permitindo que ações de defesa civil sejam executadas com menos burocracia e mais eficiência.

Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727