O ex-senador Elmano Férrer (Progressistas) deve retornar ao Congresso Nacional no dia 4 de agosto, desta vez como deputado federal. A confirmação foi dada neste sábado (19) pelo titular da vaga, deputado Júlio Arcoverde (Progressistas), e também pelo suplente em entrevista ao PortalODia.com.
A articulação, liderada por aliados do Progressistas, prevê o afastamento temporário de Júlio Arcoverde por um período de 120 dias. A primeira suplente da coligação, Margarete Coelho (Progressistas), atualmente diretora do Sebrae Nacional, não deverá assumir a vaga por continuar à frente da entidade. Com isso, abre-se espaço para o segundo suplente, Elmano Férrer.
O titular da vaga destacou que a articulação entre aliados do Progressistas está quase finalizada. Contudo, o parlamentar afirmou que aguarda primeiramente as definições sobre as emendas parlamentares de 2026, para que, dessa forma, possa se licenciar do cargo e dar lugar ao segundo suplente do Progressistas, Elmano Ferrer.
Já Elmano Férrer destacou que o retorno ao Congresso é resultado direto de uma construção política interna do Progressistas, partido ao qual está filiado.
“Nosso retorno é fruto de uma articulação responsável, construída com diálogo e respeito ao momento político do partido e do estado”, afirmou.
Com a licença em curso, Júlio Arcoverde deverá se concentrar na agenda política no interior do Piauí, onde pretende fortalecer suas bases eleitorais e expandir o apoio político em novos municípios.
A última vez que Elmano esteve exercendo mandato no Congresso Nacional foi em fevereiro de 2023. À época, Férrer exercia a função de Senador da República.
Fonte: Portal O Dia