O Piauí poderá ter um canal de integração ligando o Rio São Francisco às bacias dos rios Piauí e Canindé, atendendo 24 municípios e beneficiando mais de 270 mil pessoas. A proposta consta no Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEA) e poderá viabilizar irrigação em uma área de cerca de 13 mil hectares.
Segundo o levantamento, o volume de água disponível poderá atender às demandas hídricas de até 600 mil habitantes. O tema será discutido no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) na próxima segunda-feira (18), quando o EVTEA será apresentado.
O deputado Franzé Silva (PT), autor da audiência, destacou que milhares de pessoas ainda vivem no semiárido dependentes de carros-pipa e que o estudo representa um passo importante para confirmar a viabilidade da obra.
“Desde o ano passado, temos ido a Brasília, discutir com a bancada federal e os ministérios, para dar andamento a essa obra extremamente necessária, tanto do ponto de vista humano como econômico. Então, essa audiência é uma continuidade do Água no Sertão”, explica Franzé Silva.
O Eixo Oeste, chamado Canal de Integração do Sertão Piauiense, busca complementar a disponibilidade hídrica de regiões afetadas pela seca, levando água do Lago de Sobradinho, na Bahia, até as bacias hidrográficas dos rios Piauí e Canindé.
Diante do cenário de vulnerabilidade hídrica que caracteriza o semiárido piauiense, os estudos preliminares indicaram a necessidade de um incremento na disponibilidade de água da ordem de 30,0 m³/s. A proposta é direcionar essa vazão às bacias dos rios Piauí e Canindé, após a transposição da Serra Dois Irmãos, localizada na divisa entre os estados da Bahia e do Piauí.
O arranjo preliminar do projeto prevê impacto direto em 26 municípios, número que pode variar conforme os estudos avancem. Entre eles estão Alegrete do Piauí, Belém do Piauí, Campo Alegre do Fidalgo, Capitão Gervásio Oliveira, Caridade do Piauí, Coronel José Dias, Curral Novo do Piauí, Dirceu Arcoverde, Dom Inocêncio, Francisco Macedo, Jacobina do Piauí, Lagoa do Barro do Piauí, Massapê do Piauí, Padre Marcos, Patos do Piauí, Paulistana, Queimada Nova, São Francisco de Assis do Piauí, São João do Piauí, São Julião, São Lourenço do Piauí, Simões, Vila Nova do Piauí, Remanso (BA), Sento Sé (BA) e São Raimundo Nonato.
Fonte: Portal O Dia