O Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico Polícia Civil do Piauí (Denarc), deflagrou nova fase da operação ‘Capital Oculto’ em várias zonas de Teresina, e também, em Minas Gerais e Ceará. Segundo o coordenador do Denarc, delegado Samuel Silveira, são mais de 150 policiais em campo dando cumprimento a 12 mandados de prisão e 21 mandados de busca e apreensão. A ação teve como foco o desmantelamento da estrutura financeira de uma organização criminosa atuante no estado.
Segundo o delegado, os alvos suspeitos são integrantes do Bonde dos 40 e faziam a movimentação do dinheiro da facção, uma espécie de lavagem de capitais. O mandado cumprido em Teresina, que teve como alvo o empresário Deivison José dos Santos Lima, conhecido como ‘Deivison Extourado’, realizado em um condomínio de luxo, localizado na BR-343, zona Leste da capital.
Outros dois alvos, foram, Alandílson Cardoso, namorado da vereadora Tatiana Medeiros, que se encontra preso no estado de Minas Gerais. Também foi dado cumprimento de mandado de prisão para Léo Gordim, que já se encontra preso no sistema prisional do Ceará.
“Nós estamos aprofundando a investigação e deflagrando mais uma fase da operação ‘Capital Oculto’. São mais de 150 policiais envolvidos, 21 mandados de prisões sendo cumpridos e 21 mandados de buscas e apreensões, em todas as zonas de Teresina e no estado de Minas Gerais, contra o investigado Alandilson Cardoso,e também em endereços ligados a ele aqui na capital. Mandado de prisão também sendo cumprido no estado do Ceará contra o fundador do Bonde dos 40, que é o Léo Gordim, uma investigação complexa, de mais de 1 mil páginas que resultou tanto na cadeia de boca de fumo aos empresários que circulam o dinheiro, que lavam o dinheiro do tráfico e também daqueles que seriam a expressão máxima dessa organização criminosa, como o Léo Gordim, sendo novamente preso preventivamente, como o Alandilson o Deivisom Estourado que foi preso neste momento, nesse condomínio de luxo e outro indivíduo, o Brizola, que por vários anos, comandou e reinou no tráfico e na facção na região da zona norte de Teresina”.
Uma mulher, identificada como Carla Bianca ou ‘Bibi Perigosa’, foi presa também na operação desta terça. Ela já havia sido presa em 2024, acusada de tráfico de drogas e por integrar a organização criminosa Bonde dos 40. Ela teria um papel importante dentro do organograma da facção.
O delegado Samuel Silveira detalhou sobre os mandados cumpridos contra alguns dos alvos da operação, dentre eles, Deivison, Carla Bianca, Gilvan Nascimento e a mãe de Alandilson.
O Deivison teria uma vinculação direta com o braço direito, o líder maior dessa organização, no caso, o Alandilson, onde o líder maior, é o Léo Gordim, e o Deivison funcionava como o elo financeiro, principalmente na revenda de veículos, efetuando a lavagem de capitais. Na casa dele foi apreendido um veículo e um aparelho celular.
A Carla Bianca, teria um papel muito mais presente no tráfico de drogas, na venda da droga nas comunidades, se relacionava também com o núcleo da lavagem, mas, tinha mais proximidade com o tráfico.
O Gilvan Nascimento também é envolvido com a parte do tráfico e com pleno funcionamento dentro da organização criminosa. Houve também um mandado cumprido na residência da mãe do Alandilson, onde foram apreendidos seis aparelhos celulares.
Fonte: Meio News