PUBLICIDADE

PRODUÇÃO SOB ALERTA

Mosca-branca ataca cajueiros e causa perdas de até 80% na produção no interior do Piauí

vlcsnap-2025-10-13-08h34m57s276

Produtores rurais de Monsenhor Hipólito e municípios vizinhos estão enfrentando uma severa infestação de mosca-branca que tem comprometido plantações inteiras de caju. A praga, que ataca as folhas e enfraquece as árvores, já provocou perdas de até 80% da safra deste ano na região.

A paisagem das plantações mudou drasticamente: o verde deu lugar a uma coloração prateada, um sinal claro de que os cajueiros estão sendo consumidos pelo inseto. Em uma propriedade de Monsenhor Hipólito, o agricultor José Amadeu do Nascimento contabiliza o grande prejuízo.

“Apareceu de uma noite para outra essa mosca, e foi rápido demais, alastrou o cajueiro todo. A safra foi muito pouca, perdi cerca de 80%. Fico preocupado porque vivo do caju, mas para mim [a safra] perdeu. Se não chegar o inverno logo, já era”, lamenta o produtor.

Outro agricultor, Jorão Gregório de Brito, teme que o problema se agrave e comprometa as próximas colheitas. “Pode afetar a safra futura, porque a praga é muito ofensiva. Vai chegando em outras roças e, daqui a seis meses, talvez esteja prejudicado todo mundo”, relatou.

Entenda

A mosca-branca do cajueiro deposita ovos na parte inferior das folhas. As larvas sugam a seiva da planta e liberam uma substância açucarada que favorece o surgimento de fungos, o que pode levar à morte dos cajueiros.

Segundo a Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (Adapi), fatores climáticos, como o longo período de estiagem e a baixa umidade, criaram condições ideais para a rápida multiplicação do inseto.

“No momento, a região vive um estresse hídrico, um período sem chuvas que debilitou parte das plantas e facilitou o ciclo da praga”, explicou Ozael Valério, gerente de defesa vegetal da Adapi.

Uma das medidas testadas vem sendo o uso de uma solução caseira desenvolvida pela Embrapa Meio-Norte, à base de óleo vegetal, detergente e água, considerada uma opção menos agressiva ao meio ambiente.

“A receita leva 200 ml de óleo vegetal, 50 ml de detergente e 10 litros de água. A mistura deve ser pulverizada pela manhã, a cada sete dias, até a eliminação da praga”, orienta Glauco de Sousa Moura, fiscal agropecuário da Adapi.

Fonte: Portal Clube News

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.