O professor Paulo Henrique Pinheiro foi eleito, nesta quarta-feira (12), novo reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), com 67,71% dos votos válidos. A candidata Lucineide Barros obteve 32,29%. A votação ocorreu de forma online, por meio do Sistema de Votação Eletrônica Helios Voting, e a apuração aconteceu entre 19h e 21h, sob responsabilidade da Comissão Eleitoral.

Paulo Henrique acompanhou a contagem dos votos no campus Poeta Torquato Neto, em Teresina, ao lado da vice-reitora eleita, professora Fábia Buenos Aires, e de apoiadores. Após a confirmação do resultado, ele destacou o caráter participativo da campanha e projetou os próximos passos da gestão.
“O sentimento é de dever cumprido, de termos feito uma campanha baseada no diálogo, na proposição, na transparência, na ética e no respeito. Essa sempre foi a tônica da chapa 1. Agora, a expectativa é nos prepararmos para um novo momento a partir de 2026. O plano de gestão apresentado à comunidade acadêmica será o norteador do próximo quadriênio, construído a partir da escuta ativa de mais de 3 mil pessoas em todos os campi e centros da Universidade”, afirmou o reitor eleito.
Com 23 anos de atuação na Uespi, Paulo Henrique é professor do Centro de Ciências da Saúde (CCS), em Teresina. Natural de Campo Maior, o novo reitor tem 58 anos, é cirurgião-dentista e biólogo, com mestrado e doutorado em Imunologia pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Na instituição, já ocupou os cargos de diretor do CCS, pró-reitor de Planejamento e Finanças e pró-reitor de Ensino de Graduação, além de ter sido superintendente da Seduc-PI.
A vice-reitora eleita, Fábia Buenos Aires, é egressa do curso de Direito da Uespi e professora efetiva desde 2009, quando foi aprovada em concurso público para o campus de Piripiri, onde também coordenou o curso. Ela já exerceu as funções de chefe da Assessoria Jurídica da Uespi e pró-reitora de Administração.
Fonte: Cidade Verde



