PUBLICIDADE

ENEM 2025

Três questões do Enem 2025 são anuladas após PF ver semelhança com conteúdos divulgados online

5XNIMsIb9kprDMin3twwo98dAAb0HRpcVZoIwaZp

O Instituto Nacional de Estudos de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) anulou três questões do Enem 2025 depois que conteúdos divulgados online dias antes das provas apresentarem semelhanças com aquilo que caiu no exame. A similaridade das questões foi constatada pela Polícia Federal. A decisão foi tomada pela comissão técnica responsável pela montagem do exame e o comunicado foi emitido na tarde desta terça-feira (18).

(Foto: Reprodução)

A situação iniciou depois que um jovem que se diz estudante de Medicina e consultor fez uma live no Youtube onde mostrou pelo menos cinco questões quase iguais às que caíram na prova. Edcley Teixeira disse que previu as perguntas depois de fazer prova da CAPES que teria o Enem como base. O jovem nega que tenha tido acesso a material vazado do Enem e que apenas adivinhou questões “dentro dos parâmetros legais”.

A prova a que Edcley se refere é o Prêmio CAPES Talento Universitário, uma prova opcional aplicada para estudantes em início de graduação. De acordo com ele, a prova da CAPES funcionaria como um “pré-teste” de questões que poderiam integrar futuras edições do Enem. No entanto, o MEC não confirmou qualquer relação doo Prêmio CAPES com o Enem.

Em comunicado nas redes sociais, Edcley disse que todas as questões apresentadas por ele na live e em sua mentoria são criações originais inspiradas em questões reais do pré-teste. “Desta forma, não há qualquer risco jurídico envolvido, uma vez que a inspiração nas questões do pré-teste não implica em cópia ou plágio, e o Inep não possui o poder de censurar a memória de um estudante”, disse.

(Foto: Reprodução)

O estudante de Medicina acrescentou que as questões do Enem são repetidas e que apenas descobriu o padrão que elas seguiram desde 2009, quando foi transformado na porta de entrada para o ensino superior.

A semelhança das questões apresentadas na live com as que caíram no Enem levantaram rumores de suposto vazamento das provas nas redes sociais. Em comunicado, o Inep explicou que o Enem usa a Teoria da Resposta ao Item para apuração de seus resultados. A metodologia demanda que os itens sejam pré-testados. Os estudantes que participam do pré-testes têm contatos com itens que podem vir a compor o Enem em alguma edição.

No entanto, o INEP deixa claro que nenhuma questão foi apresentada tal qual na edição de 2025 do Enem. Foram observadas apenas similaridades. O Instituto acionou a Polícia Federal para apurar a conduta e autoria da divulgação das questões e garantir a responsabilização dos envolvidos por eventual quebra de confidencialidade ou ato de má-fé pela divulgação de questões sigilosas de forma indevida.

Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727