O diretório estadual do MDB reuniu, na manhã desta segunda-feira (24), parlamentares, pré-candidatos e dirigentes para discutir a formação e o fortalecimento das chapas proporcionais para as eleições de 2026. O encontro, realizado na sede do partido em Teresina, foi marcado pela defesa da unidade interna e pela cobrança de reforço na composição dos nomes para deputado estadual e deputado federal.

O presidente estadual da sigla, senador Marcelo Castro, destacou que a pauta central da reunião foi a consolidação da chapa de deputado estadual. Ele afirmou que o partido segue trabalhando para formar grupos competitivos e reiterou a manutenção do alinhamento entre MDB e PSD na chamada fusão cruzada.
“O importante é que o partido está se esforçando cada dia mais para ter uma chapa de deputado estadual e de deputado federal competitivas. Houve um ruído, um problema, mas isso é do jogo da política e acontece em qualquer partido. As coisas estão resolvidas e nós vamos continuar”, declarou Marcelo Castro.
O senador também negou qualquer definição sobre possível saída de parlamentares da sigla. “Nós estamos trabalhando para que não saia ninguém, pelo contrário, para que o partido traga mais gente para fortalecer cada vez mais” afirmou.
Durante o encontro, os deputados apresentaram ponderações sobre o cenário, as movimentações internas e rumores de mudanças partidárias. O deputado Ziza Carvalho avaliou a reunião como um momento de alinhamento e reforço das estratégias.
“É um momento de fortalecimento do time para a disputa das eleições. As insatisfações e ponderações de cada deputado foram ouvidas. O que saiu do resultado foi que todos corram para fortalecer a chapa do MDB, atrair mais nomes competitivos”, disse o parlamentar.
Ziza reforçou que não há decisão sobre migração partidária e que eventuais movimentos só podem ocorrer na janela de março de 2026. “Estamos em novembro de 2025, então tudo é questão de discussão, diálogo e debates. Nada definido.”
Fonte: Cidade Verde



