Trinta municípios do Piauí foram contemplados pelo Governo Federal para a implantação das Arenas Brasil, novos espaços esportivos e de convivência comunitária que integram o eixo de Infraestrutura Social e Inclusiva do Novo PAC Seleções. A lista inclui cidades como Paulistana, Inhuma, Pio IX e Simões, além de outros 26 municípios piauienses, totalizando um investimento que promete transformar a realidade local e beneficiar diretamente cerca de 923 mil pessoas no estado.

As Arenas Brasil seguem um projeto padrão do Ministério do Esporte, com foco em acessibilidade, inclusão social e promoção de hábitos saudáveis. Cada unidade contará com: Campo de futebol society com grama sintética e iluminação em LED, Quadra de basquete 3×3, Pista de caminhada e Parque infantil.
O investimento estimado é de R$ 1,5 milhão por equipamento, assegurando ambientes completos e modernos para práticas esportivas e lazer de famílias e comunidades inteiras.
As Arenas Brasil são planejadas para gerar impacto em diferentes áreas da vida comunitária:
- Esportivos: incentivo à prática de modalidades diversas, inclusão e formação cidadã por meio do esporte;
- Sociais: fortalecimento da convivência e criação de espaços seguros e adequados para interação entre moradores;
- Regionais: impacto direto na rotina diária de milhares de pessoas das cidades e bairros atendidos;
- Urbanos: valorização do território, melhoria na infraestrutura e ampliação das políticas públicas de esporte e lazer.
A seleção foi oficializada por meio da Portaria MESP nº 106, publicada nesta terça-feira (25) no Diário Oficial da União. Ao todo, 260 propostas de municípios brasileiros foram aprovadas nesta etapa, que recebeu mais de 4.630 inscrições em âmbito nacional e contemplou municípios de 25 estados.
O ministro do Esporte, André Fufuca, celebrou o avanço do programa. “Esse número de 260 municípios beneficiados de uma vez só é a primeira vez no Ministério do Esporte. Vai ter arena no norte, nordeste, centro-oeste, sul e sudeste. Tem lugar que nunca teve nem uma quadra simples e agora ganha uma estrutura completa para vários esportes.”
Com essa nova leva, o Ministério do Esporte amplia para 500 unidades o total de Arenas Brasil planejadas no país — somando as 240 propostas aprovadas na primeira seleção de 2024 e as 260 anunciadas agora. Cinco já foram concluídas e as demais estão em execução.
A previsão é de que os Termos de Compromisso com os municípios sejam assinados ainda em 2025, permitindo o início das obras e acelerando os benefícios para a população.
A chegada de 30 Arenas Brasil ao Piauí reforça o compromisso do Novo PAC em democratizar o acesso ao esporte e ao lazer, consolidando espaços modernos, inclusivos e fundamentais para o desenvolvimento social das comunidades piauienses.
Municípios do Piauí contemplados
- Amarante
- Batalha
- Bom Jesus
- Buriti dos Lopes
- Campo Maior
- Canto do Buriti
- Castelo do Piauí
- Cocal
- Corrente
- Demerval Lobão
- Esperantina
- Inhuma
- José de Freitas
- Luís Correia
- Miguel Alves
- Oeiras
- Parnaíba
- Paulistana
- Elesbão Veloso
- Pio IX
- Piracuruca
- Piripiri
- Regeneração
- São Miguel do Tapuio
- São Pedro do Piauí
- Simões
- Simplício Mendes
- União
- Uruçuí
- Valença do Piauí
Fonte: CidadesnaNet

