PUBLICIDADE

CONSÓRCIO NORDESTE

Governador de Alagoas, Paulo Dantas é eleito presidente do Consórcio Nordeste para 2026

PYd9E59DVzu5hYMX7HPcVVMSKrHEtxmmPMtr2vtc

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, foi eleito por unanimidade, nesta segunda-feira (1), como o novo presidente do Consórcio Nordeste para o ano de 2026. A escolha ocorreu durante a Assembleia Geral de Governadores e Governadoras do Nordeste, em Teresina, evento que consolidou um novo patamar de desenvolvimento para a região, impulsionado pela tecnologia e pela transição ecológica. 

Ao assumir a liderança do bloco, Dantas destacou que o Nordeste vive um “ciclo de oportunidades” inédito e firmou o compromisso de manter a unidade dos nove estados para transformar o potencial da região em qualidade de vida real para a população. 

“Assumo este compromisso consciente de que nossa região vive um ciclo de oportunidades. Temos energia limpa, temos gente trabalhadora, temos potencial produtivo, temos avanços sociais consistentes, temos inovação, ciência e tecnologia e, acima de tudo, temos um pacto federativo que precisa estar presente, baseado no diálogo e na responsabilidade. Este é o espírito que nos trouxe aqui e é com esse mesmo espírito que seguiremos juntos em 2026”, afirmou o novo presidente. 

Prioridades: gás, logística e continuidade 

Paulo Dantas garantiu que sua gestão dará continuidade às pautas estratégicas conduzidas anteriormente pelos governadores João Azevêdo, Fátima Bezerra e Rafael Fonteles e elencou prioridades no fortalecimento da infraestrutura regional. 

“Vamos encampar outros projetos prioritários como a interiorização do gás, a logística eficiente, a infraestrutura e tantos outros setores que integram a região Nordeste”, declarou Dantas. 

Em seu discurso, ele também enfatizou o protagonismo econômico retomado pela região sob o governo do presidente Lula, citando que o Nordeste cresceu 4% acima da média nacional em 2024 e liderou a geração de empregos formais em outubro. 

 “Governar é unir, é somar forças, é superar diferenças e construir consenso”, reforçou, defendendo a segurança institucional e a democracia como alicerces para atrair investimentos. 

Um salto tecnológico 

A eleição de Dantas ocorre em um cenário de otimismo e robustez econômica. A Assembleia em Teresina apresentou resultados que mudam a realidade da região, como a Chamada Nordeste, que validou R$ 113 bilhões em projetos industriais, um recorde histórico, e o lançamento do Centro de Inteligência Artificial do Nordeste (CIAN), em parceria com a Dataprev e a Huawei. 

Além disso, foram firmados acordos estratégicos com a NorGás (para transição energética) e o Instituto Ethos (sustentabilidade), entregando ao novo presidente uma região sistemicamente preparada para liderar a agenda climática e tecnológica do país. 

Paulo Dantas assume a presidência em 1º de janeiro de 2026, até lá o governador Rafael Fonteles continua como presidente do Consórcio Nordeste. 

Participaram da Assembleia Geral Presença o atual presidente Rafael Fonteles (PI), Jerônimo Rodrigues (BA), João Azevêdo (PB), Fátima Bezerra (RN), das vice-governadoras Jade Romero (CE) e Priscila Krause (PE), e do secretário Especial de Planejamento Julio Filgueira, representando o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri. 

Perfil do novo presidente 

Paulo Dantas traz para o comando do Consórcio a experiência de uma gestão que colocou Alagoas no topo do ranking nacional de solidez fiscal e investimentos com recursos próprios. Governador reeleito, Dantas implementou políticas de inclusão que retiraram mais de 400 mil alagoanos da linha da pobreza e reduziram o desemprego às menores taxas da história do estado. Sua administração é marcada pela inovação e diversidade, tendo formado o primeiro secretariado de maioria feminina do Brasil, além de registrar avanços expressivos no Ideb e na segurança pública. 

Fonte: Consório Nordeste

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727