PUBLICIDADE

ALEPI 190 ANOS

Alepi lança livro comemorativo dos 190 anos do Legislativo e premia vencedores do I Prêmio de Comunicação da Casa

image_assessoria (22)

Noite de premiação e valorização da Imprensa como pilar da Democracia, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, ontem (10), uma solenidade que marcou dois importantes momentos da celebração dos 190 anos do Poder Legislativo piauiense: o lançamento do livro “190 anos do Poder Legislativo Piauiense (1835–2025)” e a entrega do I Prêmio de Comunicação da Alepi – Jornalista Pires de Sabóia.

O evento ocorreu no Lounge do Palácio Petrônio Portella e reuniu parlamentares, jornalistas, pesquisadores, professores, servidores e demais autoridades.

A obra, escrita pelo deputado Wilson Brandão e pelo jornalista Zózimo Tavares, integra o calendário oficial de comemorações iniciado em maio deste ano e resgata, em detalhes, a trajetória da Assembleia desde sua instalação como Assembleia Provincial, em 1835, na então capital Oeiras, até a configuração atual do Parlamento.

Uma obra histórica

Dividido em períodos históricos — do período imperial ao republicano, passando por momentos de ditadura, redemocratização e mudanças de sede — o livro reúne fotografias atuais e de época, documentos, relatos e curiosidades sobre parlamentares, oradores, presença feminina no Legislativo e momentos marcantes do poder político no Piauí.

O jornalista Zózimo Tavares destacou o caráter comemorativo e documental da obra.

“O livro comemora os 190 anos do Poder Legislativo no Piauí. Foi idealizado pelo presidente Severo Eulálio e coordenado por uma equipe formada por jornalista, cientista político, historiadores, deputados e servidores da Casa. Foi produzido em tempo recorde e apresenta fotos de época, documentos e uma divisão didática dos períodos provincial e republicano. Aborda também curiosidades sobre deputados, oradores e a participação feminina, traçando uma linha do tempo da história do Legislativo.”

O secretário geral da Mesa Diretora, Luciano Nunes, ressaltou o valor da publicação para a preservação da memória política do Estado.  “O livro é um projeto do deputado Severo Eulálio e resgata a história do Poder Legislativo e sua atuação no Piauí. É uma obra inédita, rica em detalhes históricos e registros fotográficos, fruto da colaboração de diversos historiadores e jornalistas. Servirá como base de estudo e pesquisa para as futuras gerações.”

Decano e em seu último mandato, o deputado Wilson Brandão reforçou a satisfação em contribuir com o registro histórico.

“O presidente Severo Eulálio, junto com uma equipe, elaborou um trabalho sobre a história do Poder Legislativo ao longo de 190 anos, desde o Império até a redemocratização. Escrevemos a quatro mãos com o jornalista Zózimo Tavares, e tenho certeza de que ficará como referência para a história do Poder Legislativo.”

Premiação reconhece trabalhos jornalísticos

Durante a solenidade, também foram anunciados os vencedores do I Prêmio de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí – Jornalista Pires de Saboia, que prestigia trabalhos jornalísticos produzidos em diferentes categorias, todos abordando a atuação e o papel institucional da Alepi.

A edição inaugural teve como tema “190 Anos do Legislativo: Democracia, Cidadania e Construção Social”, valorizando conteúdos que representaram, de forma crítica e criativa, a história e o papel social do Parlamento.

O prêmio homenageia o jornalista Pires de Sabóia, considerado referência na comunicação piauiense e reconhecido por sua atuação em rádio, TV, jornal impresso e como comentarista político.

Durante o discurso, o presidente Severo Eulálio destacou a importância da preservação da memória legislativa e da valorização da imprensa:

“Hoje estamos lançando o livro dos 190 anos do Poder Legislativo Piauiense. Ele resgata a história do Parlamento desde sua origem até os dias atuais e se torna uma fonte de pesquisa para nossos jovens, estudantes e todos que gostam de conhecer o passado. É extremamente importante esse dever histórico com a memória do Parlamento. A palavra escrita permanece e serve como fonte para as futuras gerações.”

Ao homenagear Pires de Saboia, o presidente ressaltou a relevância do profissional:

“Pires de Saboia marcou época no jornalismo do Piauí. Teve um trabalho extremamente profissional, dedicado, sempre presente nos debates, com posições firmes. Passou por rádio, televisão e jornal escrito. É uma homenagem justa da Assembleia.”

VENCEDORES
Os resultados da apuração são listados abaixo por categoria, trabalho, autor(es) e veículo.

CONTEÚDO EM REDES
1. A demonização da política – Autor: Dário Castro – Veículo: Rabisco Cartoon (Instagram).

ESCRITO

1. Entre sonhos e lições: o poder da educação inclusiva em transformar vidas – Autores: Luis Fernando Amarantes, Narcílio Costa e Terciane Maria – Veículo: Correio Piauiense.

2. Símbolo arquitetônico, Palácio Petrônio Portella nasceu junto com a redemocratização – Autora: Andressa Martins – Veículo: Dito Isto!.

3. 190 anos da Alepi — A casa onde ecoa a voz do povo piauiense – Autor: Thiago Monteiro – Veículo: Conecta Piauí.

ÁUDIO

1. SÉRIE – QUANDO O AMOR MACHUCA – Autor: Valdi Júnior – Veículo: Clube News FM.

2. REPORTAGEM – JOSEFINA A PRIMEIRA VOZ – Autor: Iraildon Mota – Veículo: Rádio Comunitária FM Cidade Livre.

3. REPORTAGEM – DNA DA ESPERANÇA – Autor: Natanael Sousa – Veículo: Rádio O DIA FM.

FOTOJORNALISMO

1. FOTO – SERVIDORES QUE CUIDAM DA CASA DO POVO – Autor: Jailson Soares – Veículo: Dito Isto!.

2. FOTO – A CASA DO POVO NO DIA A DIA DA CIDADE – Autor: Jailson Soares – Veículo: Dito Isto!.

3. ENSAIO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Autor: Narcilio Silva – Veículo: Correio Piauiense.

VÍDEO

1. Leis que instituíram símbolos oficiais do Piauí foram aprovadas na Alepi há mais de 100 anos – Autora: Andressa Martins – Veículo: Dito Isto!.

2. 190 anos Alepi: Parlamento do Futuro oportuniza aproximação com o público jovem – Autora: Milena Cardoso – Veículo: TV Antares.

3. Assembleia Legislativa teve papel decisivo nas emancipações de municípios no Piauí – Autor: Gustavo Almeida – Veículo: Dito Isto!.

UNIVERSITÁRIO

1. Voz do Parlamento: como a criação da Rádio e TV Assembleia fortaleceu a cidadania no Piauí – Autora: Gabriela Rose, com colaboração de Iris Sales – Veículo: Portal Luneta (UFPI).

COMUNITÁRIO

1. Reportagem – Josefina: a primeira voz (áudio) – Autor: Iraildon Mota – Veículo: Rádio Comunitária FM Cidade Livre.

2. 190 anos Alepi: Parlamento do Futuro oportuniza aproximação com público jovem (vídeo) – Autora: Milena Cardoso – Veículo: TV Antares.

GRANDE PRÊMIO 

• COMUNITÁRIO – Reportagem – Josefina: a primeira voz (áudio) – Autor: Iraildon Mota – Veículo: Rádio Comunitária FM Cidade Livre.


MEMBROS DA COMISSÃO AVALIADORA
A comissão avaliadora foi dividida por categorias

Jornalismo Escrito
• Roberto Seabra: Jornalista da Agência Câmara dos Deputados.
• Elizângela Noronha: Ex-editora-chefe do Jornal O Dia.
• Isael Pereira: Coord. de Comunicação Social da Faculdade R. Sá (Picos).

Jornalismo em Vídeo
• Daniela Guerson André: Diretora da TV Câmara dos Deputados.
• Thiago Tibúrcio: Jornalista da TV Senado.
• Samara Jericó: Coordenadora do curso de Comunicação Social da Uespi.

Jornalismo em Áudio
• Carlos Monteiro: Professor de Comunicação Social da UFPI – Rádio UFPI.
• Anchieta Cardoso: Coordenador de Jornalismo da Rádio Assembleia.
• Verônica Lima: Diretora da Rádio Câmara dos Deputados.

Fotojornalismo
• Thiago Amaral: Fotojornalista da Alepi.
• Régis Falcão: Fotojornalista da Alepi.
• Roberta Aline: Fotojornalista do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Jornalismo Comunitário
• Samara Jericó: Coordenadora do curso de Comunicação Social da Uespi.
• Valciãn Calixto: Jornalista e Presidente da CUFA Piauí.
• Carlos Monteiro: Professor de Comunicação Social da UFPI. 

Jornalismo Universitário
• Rafael Campos: Jornalista formado no Piauí, editor do site Metrópoles (DF).
• George Lima: Coordenador de Comunicação do IFPI.
• Clarissa Carvalho: Professora, PhD em Comunicação.

Conteúdo Redes
• Larissa Maia: Professora, publicitária.
• Paulo Solano: Publicitário.
• Susy Oliveira: Professora do Comunicação Social da Faculdade Estácio. 


GRANDE PRÊMIO
• Paulo José Cunha: Jornalista piauiense, escritor, professor da UnB, ex-TV Câmara, TV Globo, Jornal O Globo, Jornal do Brasil e Rádio Nacional.
• Emanuellito Costa: Secretário-geral da Mesa Diretora da Alepi.
• Fábio Lima: Presidente da comissão avaliadora e diretor de jornalismo Rádio e TV Assembleia do Piauí.


Fonte: Alepi

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.