PUBLICIDADE

GOLPE DO FALSO ADVOGADO

Criminosos usam dados reais e videochamadas em golpe do falso advogado no Piauí

7f41486295ca54f9a08252ebae2a2a51

O golpe do falso advogado segue fazendo vítimas no Piauí.  Um levantamento feito em dezembro de 2025 apontou que o golpe do falso advogado foi a fraude virtual com maior recorrência no estado. O monitoramento foi feito pelo Ministério Público do Estado (MP-PI) em parceria com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-PI) com base nos dados do projeto Alerta Digital.

Foto: Arquivo/Cidadeverde.com

O crescimento apontado foi de 461% nos casos do golpe do falso advogado ao longo de 2025, saltando da oitava posição no ranking de fraudes virtuais em janeiro para a primeira posição em novembro. 

Como o golpe do falso advogado funciona

Para aplicar a fraude, os criminosos utilizam técnicas de engenharia social e manipulação psicológica. A atuação das quadrilhas segue passos específicos:

  • Obtenção de Informações: os estelionatários monitoram andamentos processuais públicos ou obtêm dados privados dos processos de forma indevida, tendo acesso a nomes, telefones e detalhes da causa.
  • Falsa Identidade: os criminosos criam contas no WhatsApp usando a foto e o nome do advogado da vítima. Em muitos casos, para justificar o número desconhecido, apresentam-se como “advogado associado”, “secretário” ou outro profissional habilitado no processo que trabalha no mesmo escritório.
  • A “Falsa Boa Notícia”: entram em contato informando que um alvará foi liberado ou a causa foi ganha. Para a liberação dos valores, exigem o pagamento antecipado de supostas taxas ou impostos.
  • Perigo da Videochamada: uma nova e perigosa estratégia identificada é a solicitação de uma videochamada para realizar um suposto “procedimento técnico” ou “reconhecimento facial” no aplicativo do banco. Ao convencer a vítima a compartilhar a tela do celular durante a chamada, os criminosos visualizam o saldo bancário e orientam a pessoa, passo a passo, a realizar as transferências.

Segundo o advogado criminalista, Lucas Elvas uma das formas de evitar cair em um golpe como este é não fazer nenhuma transferência sem falar pessoalmente com seu advogado. Além disso, é recomendado que, caso seja vítima, registre o boletim de ocorrência e entre em contato com a instituição financeira.

“Costumo falar que os advogados sempre estão em contato com os clientes. Então sempre ligar para seu advogado, não fazer nenhum pix sem falar com ele pessoalmente, essa é a melhor forma de se proteger. Lembrando que hoje o Banco Central regulamentou essa situação devido aos inúmeros golpes por pix, não só o do falso advogado, hoje temos um mecanismo de devolução do pix regulado pelo Banco Central e as próprias instituições financeiras também já tem muitas vezes solucionado esse tipo de situação. Temos a súmula 479 do STJ que diz que em caso do risco inerente a atividade empresarial a instituição se responsabilize, principalmente a instituição financeira que permite a criação de uma conta por esses golpistas”, advogado criminalista, Lucas Elvas.

Fonte: Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727