A Agespisa vai cancelar a cobrança das contas de água e/ou esgoto dos clientes das áreas afetadas por eventos climáticos extremos em Picos. A medida foi publicada na resolução nº 05, de 29 de janeiro de 2025.
Em 14 de janeiro, fortes chuvas provocaram a destruição de infraestruturas essenciais, vias públicas, pontes, além de edificações públicas e particulares da cidade. O município decretou estado de calamidade pública.
A companhia vai anular o faturamento dos meses de janeiro e fevereiro, referente aos setores 01, 02, 05, 06 e 10. A determinação não inclui a cobrança de parcelamentos efetuados e eventuais serviços.
Os clientes serão ressarcidos com um crédito nas contas de água seguintes.
“Além dos serviços de manutenções corretivas, como a recuperação das redes de água e esgoto danificadas pela força das águas, a Agespisa vai dispensar a cobrança desses dois meses para apoiar os moradores na retomada da sua vida normal”, afirma o presidente da Agespisa, José Santana.
Após as fortes chuvas, a empresa realizou serviços emergenciais no sistema de abastecimento de água das áreas afetadas, com o objetivo de reparar os danos sofridos. Com a força das águas, tubulações foram arrastadas, provocando desabastecimento em alguns pontos da cidade.
Um caminhão de manutenção de esgoto também foi disponibilizado para reduzir os transtornos causados por rompimentos e obstruções da rede coletora.
Ascom/Agespisa