PUBLICIDADE

ALEPI 190 ANOS

Alepi lança livro comemorativo dos 190 anos do Legislativo e premia vencedores do I Prêmio de Comunicação da Casa

image_assessoria (22)

Noite de premiação e valorização da Imprensa como pilar da Democracia, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) realizou, ontem (10), uma solenidade que marcou dois importantes momentos da celebração dos 190 anos do Poder Legislativo piauiense: o lançamento do livro “190 anos do Poder Legislativo Piauiense (1835–2025)” e a entrega do I Prêmio de Comunicação da Alepi – Jornalista Pires de Sabóia.

O evento ocorreu no Lounge do Palácio Petrônio Portella e reuniu parlamentares, jornalistas, pesquisadores, professores, servidores e demais autoridades.

A obra, escrita pelo deputado Wilson Brandão e pelo jornalista Zózimo Tavares, integra o calendário oficial de comemorações iniciado em maio deste ano e resgata, em detalhes, a trajetória da Assembleia desde sua instalação como Assembleia Provincial, em 1835, na então capital Oeiras, até a configuração atual do Parlamento.

Uma obra histórica

Dividido em períodos históricos — do período imperial ao republicano, passando por momentos de ditadura, redemocratização e mudanças de sede — o livro reúne fotografias atuais e de época, documentos, relatos e curiosidades sobre parlamentares, oradores, presença feminina no Legislativo e momentos marcantes do poder político no Piauí.

O jornalista Zózimo Tavares destacou o caráter comemorativo e documental da obra.

“O livro comemora os 190 anos do Poder Legislativo no Piauí. Foi idealizado pelo presidente Severo Eulálio e coordenado por uma equipe formada por jornalista, cientista político, historiadores, deputados e servidores da Casa. Foi produzido em tempo recorde e apresenta fotos de época, documentos e uma divisão didática dos períodos provincial e republicano. Aborda também curiosidades sobre deputados, oradores e a participação feminina, traçando uma linha do tempo da história do Legislativo.”

O secretário geral da Mesa Diretora, Luciano Nunes, ressaltou o valor da publicação para a preservação da memória política do Estado.  “O livro é um projeto do deputado Severo Eulálio e resgata a história do Poder Legislativo e sua atuação no Piauí. É uma obra inédita, rica em detalhes históricos e registros fotográficos, fruto da colaboração de diversos historiadores e jornalistas. Servirá como base de estudo e pesquisa para as futuras gerações.”

Decano e em seu último mandato, o deputado Wilson Brandão reforçou a satisfação em contribuir com o registro histórico.

“O presidente Severo Eulálio, junto com uma equipe, elaborou um trabalho sobre a história do Poder Legislativo ao longo de 190 anos, desde o Império até a redemocratização. Escrevemos a quatro mãos com o jornalista Zózimo Tavares, e tenho certeza de que ficará como referência para a história do Poder Legislativo.”

Premiação reconhece trabalhos jornalísticos

Durante a solenidade, também foram anunciados os vencedores do I Prêmio de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí – Jornalista Pires de Saboia, que prestigia trabalhos jornalísticos produzidos em diferentes categorias, todos abordando a atuação e o papel institucional da Alepi.

A edição inaugural teve como tema “190 Anos do Legislativo: Democracia, Cidadania e Construção Social”, valorizando conteúdos que representaram, de forma crítica e criativa, a história e o papel social do Parlamento.

O prêmio homenageia o jornalista Pires de Sabóia, considerado referência na comunicação piauiense e reconhecido por sua atuação em rádio, TV, jornal impresso e como comentarista político.

Durante o discurso, o presidente Severo Eulálio destacou a importância da preservação da memória legislativa e da valorização da imprensa:

“Hoje estamos lançando o livro dos 190 anos do Poder Legislativo Piauiense. Ele resgata a história do Parlamento desde sua origem até os dias atuais e se torna uma fonte de pesquisa para nossos jovens, estudantes e todos que gostam de conhecer o passado. É extremamente importante esse dever histórico com a memória do Parlamento. A palavra escrita permanece e serve como fonte para as futuras gerações.”

Ao homenagear Pires de Saboia, o presidente ressaltou a relevância do profissional:

“Pires de Saboia marcou época no jornalismo do Piauí. Teve um trabalho extremamente profissional, dedicado, sempre presente nos debates, com posições firmes. Passou por rádio, televisão e jornal escrito. É uma homenagem justa da Assembleia.”

VENCEDORES
Os resultados da apuração são listados abaixo por categoria, trabalho, autor(es) e veículo.

CONTEÚDO EM REDES
1. A demonização da política – Autor: Dário Castro – Veículo: Rabisco Cartoon (Instagram).

ESCRITO

1. Entre sonhos e lições: o poder da educação inclusiva em transformar vidas – Autores: Luis Fernando Amarantes, Narcílio Costa e Terciane Maria – Veículo: Correio Piauiense.

2. Símbolo arquitetônico, Palácio Petrônio Portella nasceu junto com a redemocratização – Autora: Andressa Martins – Veículo: Dito Isto!.

3. 190 anos da Alepi — A casa onde ecoa a voz do povo piauiense – Autor: Thiago Monteiro – Veículo: Conecta Piauí.

ÁUDIO

1. SÉRIE – QUANDO O AMOR MACHUCA – Autor: Valdi Júnior – Veículo: Clube News FM.

2. REPORTAGEM – JOSEFINA A PRIMEIRA VOZ – Autor: Iraildon Mota – Veículo: Rádio Comunitária FM Cidade Livre.

3. REPORTAGEM – DNA DA ESPERANÇA – Autor: Natanael Sousa – Veículo: Rádio O DIA FM.

FOTOJORNALISMO

1. FOTO – SERVIDORES QUE CUIDAM DA CASA DO POVO – Autor: Jailson Soares – Veículo: Dito Isto!.

2. FOTO – A CASA DO POVO NO DIA A DIA DA CIDADE – Autor: Jailson Soares – Veículo: Dito Isto!.

3. ENSAIO – EDUCAÇÃO INCLUSIVA – Autor: Narcilio Silva – Veículo: Correio Piauiense.

VÍDEO

1. Leis que instituíram símbolos oficiais do Piauí foram aprovadas na Alepi há mais de 100 anos – Autora: Andressa Martins – Veículo: Dito Isto!.

2. 190 anos Alepi: Parlamento do Futuro oportuniza aproximação com o público jovem – Autora: Milena Cardoso – Veículo: TV Antares.

3. Assembleia Legislativa teve papel decisivo nas emancipações de municípios no Piauí – Autor: Gustavo Almeida – Veículo: Dito Isto!.

UNIVERSITÁRIO

1. Voz do Parlamento: como a criação da Rádio e TV Assembleia fortaleceu a cidadania no Piauí – Autora: Gabriela Rose, com colaboração de Iris Sales – Veículo: Portal Luneta (UFPI).

COMUNITÁRIO

1. Reportagem – Josefina: a primeira voz (áudio) – Autor: Iraildon Mota – Veículo: Rádio Comunitária FM Cidade Livre.

2. 190 anos Alepi: Parlamento do Futuro oportuniza aproximação com público jovem (vídeo) – Autora: Milena Cardoso – Veículo: TV Antares.

GRANDE PRÊMIO 

• COMUNITÁRIO – Reportagem – Josefina: a primeira voz (áudio) – Autor: Iraildon Mota – Veículo: Rádio Comunitária FM Cidade Livre.


MEMBROS DA COMISSÃO AVALIADORA
A comissão avaliadora foi dividida por categorias

Jornalismo Escrito
• Roberto Seabra: Jornalista da Agência Câmara dos Deputados.
• Elizângela Noronha: Ex-editora-chefe do Jornal O Dia.
• Isael Pereira: Coord. de Comunicação Social da Faculdade R. Sá (Picos).

Jornalismo em Vídeo
• Daniela Guerson André: Diretora da TV Câmara dos Deputados.
• Thiago Tibúrcio: Jornalista da TV Senado.
• Samara Jericó: Coordenadora do curso de Comunicação Social da Uespi.

Jornalismo em Áudio
• Carlos Monteiro: Professor de Comunicação Social da UFPI – Rádio UFPI.
• Anchieta Cardoso: Coordenador de Jornalismo da Rádio Assembleia.
• Verônica Lima: Diretora da Rádio Câmara dos Deputados.

Fotojornalismo
• Thiago Amaral: Fotojornalista da Alepi.
• Régis Falcão: Fotojornalista da Alepi.
• Roberta Aline: Fotojornalista do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Jornalismo Comunitário
• Samara Jericó: Coordenadora do curso de Comunicação Social da Uespi.
• Valciãn Calixto: Jornalista e Presidente da CUFA Piauí.
• Carlos Monteiro: Professor de Comunicação Social da UFPI. 

Jornalismo Universitário
• Rafael Campos: Jornalista formado no Piauí, editor do site Metrópoles (DF).
• George Lima: Coordenador de Comunicação do IFPI.
• Clarissa Carvalho: Professora, PhD em Comunicação.

Conteúdo Redes
• Larissa Maia: Professora, publicitária.
• Paulo Solano: Publicitário.
• Susy Oliveira: Professora do Comunicação Social da Faculdade Estácio. 


GRANDE PRÊMIO
• Paulo José Cunha: Jornalista piauiense, escritor, professor da UnB, ex-TV Câmara, TV Globo, Jornal O Globo, Jornal do Brasil e Rádio Nacional.
• Emanuellito Costa: Secretário-geral da Mesa Diretora da Alepi.
• Fábio Lima: Presidente da comissão avaliadora e diretor de jornalismo Rádio e TV Assembleia do Piauí.


Fonte: Alepi

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727