PUBLICIDADE

PIAUÍ

Aos 101 anos, morre Celso Barros Coelho, considerado o maior jurista do Piauí

Celso

Morreu nesta segunda-feira (10/07), o jurista Celso Barros Coelho, aos 101 anos. Considerado o maior jurista do Piauí, Celso Barros foi presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Piauí por 11 anos entre 1963 a 1974 e era Membro Honorário Vitalício da OAB-PI.

O velório acontecerá a partir das 17h30, no Auditório da OAB-PI. O sepultamento acontece amanhã, às 09h, no Cemitério da Ressureição. A OAB-PI decreta luto oficial de três dias.

Celso Barros Coelho era avô de Celso Barros Coelho Neto, presidente da OAB Piauí (Foto: Divulgação / OAB Piauí)

Nascido em 11 de maio de 1922 em Pastos Bons, no Maranhão, Celso Barros Coelho teve em Teresina, além de grande importância na advocacia, uma brilhante carreira no magistério, no nível primário e secundário, sendo professor do próprio Seminário Menor de Teresina, Colégio Diocesano, Colégio das Irmãs, Liceu Piauiense, Colégio Demóstenes Avelino e Escola Normal Antonino Freire, com as disciplinas de português, francês, latim e grego.

Graduado pela Faculdade de Direito do Piauí em 1953, o advogado tornou-se professor titular da Universidade Federal do Piauí na cadeira de Direito Civil. Lecionou também como professor visitante na Universidade de Brasília, na Escola Superior da Magistratura do Piauí e na Escola Superior da Advocacia do Piauí integrando o seu conselho diretor. O advogado foi procurador autárquico federal do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e, além disso, ocupou funções como juiz de direito, promotor de justiça e auditor.

Celso Barros Coelho também foi Deputado Estadual eleito, com mandato cassado pela Ditadura de 1964, e Deputado Federal por dois mandatos, sendo vice-líder e líder dos partidos aos quais se filiou e, como escritor, é imortal da Academia Piauiense de Letras.

Fonte: Portal Oito e Meia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727