A administração “Reconstruindo Nosso Futuro”, do prefeito de Picos, Dr. Pablo Santos (MDB), fez, nesta terça-feira (29), um importante resgate relacionado a causa GLBTQIA+ no município.
Depois de uma década, a Prefeitura de Picos voltou a promover uma Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas GLBTQIA+.
Em sua 4ª edição, o evento, realizado pela SEMTAS (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social) em parceria com a SASC (Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos), no Auditório da ENOP (Escola Normal Oficial de Picos), teve como tema: “Construindo a Polícia Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+.
A acolhida foi marcada por uma apresentação musical, no estilo voz e violão, com a cantora picoense, Deysiane Nunes.
Além do público em geral e representantes de grupos e coletivos GLBTQIA+, o evento reuniu autoridades entre as quais o secretário municipal de Assistência Social, Luzifrank Júnior, a secretária municipal de Educação, Mary Dantas, o vereador, Wellington Dantas (PT), a coordenadora do Fórum Nacional de Travestis e Transexuais Negras e Negros, , Jovanna Cardoso, a Diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+/SUDH da SASC, Joseane Borges, a presidente do Conselho Estadual LGBTQIA+, Leona Osternes e a Mestra em Sociologia, Beel da Silva.
O secretário de Assistência Social, Luzifrank Júnior, frisou que a última Conferência havia sido realizada em 2015.
Ele informou ainda que o objetivo do evento foi debater os direitos da ´população GLBTQIA+ e trabalhar eixos temáticos para formulação de propostas que serão levadas para a Conferência Estadual, que acontecerá em outubro.
“E para essa Conferência Estadual nós elegemos 20 Delegados e de lá serão escolhidos os Delegados para a Conferência Nacional onde vai haver a implementação de políticas públicas que façam valer os direitos da população GLBTQIA+”, completou.
O ponto alto da Conferência Municipal dos Direitos das Pessoas GLBTQIA+ foi uma palestra com a Assistente Social e Diretora de Promoção da Cidadania LGBTQIA+/SUDH da SASC, Joseane Borges.
A palestrante abordou a temática: “Construindo Política Estadual dos Direitos da População GLBTQIA+”.
“Esse foi um momento estratégico de formação de políticas públicas e principalmente a formulação de ações para a gente possa estar desenvolvendo políticas aqui no município e levando para o Estado do Piauí onde a gente possa promover cidadania e direitos humanos para toda a população GLBTQIA+”, finalizou Joseane Borges.
CCOM