PUBLICIDADE

ENCONTRO

APPM promove encontro em Picos com prefeitos do Vale do Guaribas

Dentre as pautas do encontro está a adequação dos municípios à Política Nacional de Resíduos Sólidos.
DSC_0570(12)

Nesta terça-feira, 19 de dezembro, o presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade, e o presidente da Associação do Vale do Guaribas (AMVG), Admaelton Bezerra, lideraram uma importante reunião com os prefeitos dos municípios que compõem o referido território.

O encontro teve como pauta central a discussão sobre a manutenção dos lixões municipais e a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Diante dos desafios ambientais e das exigências legais, os líderes municipais se uniram para buscar soluções eficazes e sustentáveis para a gestão dos resíduos sólidos.

A preocupação com a destinação adequada dos resíduos e a conformidade com a legislação ambiental foram temas recorrentes durante a reunião. Os participantes destacaram a importância de alinhar as práticas municipais com as diretrizes da PNRS, visando não apenas a preservação do meio ambiente, mas também o cumprimento das normas vigentes.

Na ocasião, o engenheiro civil, Arthur Vinícius, apresentou aos prefeitos participantes do encontro o projeto do Aterro Sanitário da empresa Santa Inês Soluções Ambientais, que está aberta para firmar parceria com as gestões no sentido de resolver os problemas dos municípios quanto ao lixo.

O presidente da APPM, Toninho de Caridade, falou sobre a união entre os munícipios para a resolução dos problemas. “Esse é um problema nacional e que precisa ser resolvido, portanto, os gestores do munícipio se reuniram hoje para propor medidas de diminuição de custos e ao mesmo tempo atender ao marco legal dos lixões. O Estado do Piauí é muito extenso, vivemos realidades diferentes de cada território, então, temos que nos unir entre territórios para que possamos cumprir o marco legal dos lixões respeitando o meio ambiente e também dando dignidade as pessoas de cada região”, disse o presidente.

Aclamado como presidente da Associação, o prefeito Admaelton Bezerra falou sobre os próximos passos para a execução do projeto: “A gente vai criar um consórcio dos municípios do Vale do Guaribas. Vamos assinar um contrato de intenção com uma empresa para fazer a análise do solo e ver a viabilidade de a gente fazer o tratamento e o acompanhamento do lixão para o aterro sanitário da empresa que se apresentou hoje com seu plano de trabalho. Primeiro a gente vai assinar o termo de intenção para poder viabilizar o estudo do solo, as autorizações do meio ambiente e, em seguida, a gente vai fazer uma nova reunião para tratar sobre valores e como será feito o remanejo desses resíduos”, afirmou.

Estiveram presentes, o presidente da APPM, Toninho de Caridade, da AMVG, Admaelton Bezerra; o promotor de Justiça Paulo Maurício; o advogado Tiago Saunders; os prefeitos de Monsenhor Hipólito (Djalma Policarpo), de Itainópolis (Miguel Rodrigues), de Santa Cruz do Piauí (Barroso Neto), de São Luís do Piauí (Kelsimar Abreu), de Francisco Santos (Dr. Luís José), de Sussuapara (Naerton Moura), de São João da Canabrava (Elson Silva),  de Geminiano (Erculano Carvalho), de Santana do Piauí (Maria José) e de Dom Expedito Lopes (Renata Belo); e ainda, representantes dos demais munícipios da região.

Fonte e Fotos: Portal Folha Atual

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727