Um avião de passageiros com 67 pessoas a bordo caiu próximo à cidade de Aktau, no Cazaquistão, conforme noticiado por agências russas na madrugada desta quarta-feira (25), no horário de Brasília. As informações, divulgadas pela Reuters, citam o Ministério de Emergências do Cazaquistão.
A aeronave, fabricada pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), teria tentado um pouso de emergência após, segundo dados preliminares de um órgão de aviação russo, uma colisão com um pássaro.
Conforme a Associated Press (AP), entre as 67 pessoas a bordo do avião, 32 sobreviveram, sendo que 22 delas foram hospitalizadas com ferimentos. A agência também informou que mais de 30 pessoas perderam a vida. Os números estão sendo atualizados à medida que as equipes de resgate continuam o trabalho.
Inicialmente, a imprensa do Cazaquistão havia divulgado que 105 passageiros e cinco tripulantes estavam no voo, mas posteriormente corrigiu a informação para 62 passageiros e cinco tripulantes. Alguns dos sobreviventes feridos foram vistos saindo de uma seção da fuselagem que permaneceu intacta após o acidente.
A aeronave Embraer 190, operada pela Azerbaijan Airlines no voo J2-8243, partiu de Bacu, capital do Azerbaijão, com destino a Grózni, capital da Chechênia. Segundo a companhia aérea, o avião foi obrigado a realizar um pouso de emergência a cerca de 3 km da cidade cazaque de Aktau.
O avião foi redirecionado devido ao nevoeiro em Grózni, mas caiu em uma cidade portuária do Cazaquistão. Um vídeo mostrou a aeronave em chamas antes do impacto. O Ministério de Emergências informou que o incêndio foi controlado, e os sobreviventes foram levados ao hospital.
Meio News