O ex-presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta terça-feira (15), que o seu partido, o PL, e o Progressistas caminharão juntos no Piauí nas eleições de 2026. Durante o anúncio, o ex-presidente também revelou o nome que irá disputar o Senado ao lado do senador Ciro Nogueira (Progressistas), fortalecendo a composição da oposição no estado.
A dobradinha para o Senado será formada com o presidente estadual do PL, o empresário Tiago Junqueira, em uma aliança construída entre os dois partidos. O anúncio foi feito por Bolsonaro, Ciro e Tiago, e divulgado através de uma rede social, sinalizando unidade entre as duas siglas.
Tiago Junqueira entra na disputa como pré-candidato ao Senado, substituindo o também bolsonarista Daniel Pereira, que atualmente exerce o cargo de secretário executivo da Secretaria de Planejamento de Teresina. Daniel é ainda suplente de vereador pelo Progressistas e vinha sendo cotado para a vaga.
Com os nomes da oposição definidos, a disputa pelo Senado em 2026 no Piauí ganha forma. Junqueira e Ciro se preparam para enfrentar os nomes indicados pela base do governador Rafael Fonteles (PT): o senador Marcelo Castro (MDB), que tenta a reeleição, e o deputado federal Júlio César (PSD), que busca o cargo pela primeira vez.
Fonte: Portal O Dia