PUBLICIDADE

Medicamento para Disfunção Erétil

Brasil lidera buscas por tadalafila no Google, com aumento entre as mulheres

tadalafila-exercicios-.01-frame-2063

O Brasil é o país que mais fez buscas sobre tadalafila no Google, segundo dados da plataforma. Apesar de o medicamento para disfunção erétil ser indicado para uma doença ligada à genitália masculina, as perguntas que puxaram essa alta nas buscas são sobre o uso por mulheres.

Tadalafila é o 2º remédio mais vendido do Brasil — Foto: Reprodução/TV Globo

A “tadala”, como ficou conhecida nas redes sociais, é um medicamento usado no tratamento da disfunção erétil, uma doença que se caracteriza pela dificuldade de ter ou manter uma ereção satisfatória para a penetração. O medicamento está no mercado desde os anos 2000, quando chegou para substituir a sildenafila, o popular viagra, e tem menos efeitos colaterais.

Nos últimos anos, ele saiu de um tabu para o destaque da farmácia, com vendas recordes. Em 2024, foram vendidas 64 milhões de unidades no país – o maior número em dez anos, como mostrou o g1 com exclusividade.

A alta é um reflexo do hype que a droga tem nas redes sociais. Há milhares de vídeos no TikTok e no Instagram em que criadores de conteúdo que não são especialistas em saúde ensinam a usar o medicamento para turbinar o sexo ou melhorar a performance nos treinos.

Uma das vertentes em alta desse tipo de conteúdo fala sobre mulheres usando a substância para aumentar a libido, melhoria no treino e até combinação com uso de esteroides.

A consequência desse tipo de conteúdo pode ser vista com a alta de buscas no Google. Segundo a plataforma, a pergunta que mais cresceu neste ano, impulsionando as pesquisas pelo nome do medicamento, foi: o que acontece se a mulher tomar tadalafila?

➡️ O que médicos e especialistas com quem o g1 conversou explicam é que esse aumento tem relação com a desinformação sobre o medicamento, alimentada por conteúdos que estimulam a automedicação para finalidades em que não há qualquer evidência científica de que funcione – como é o caso das mulheres.

Brasil é líder de buscas

A pedido do g1, o Google analisou em sua plataforma o interesse de pesquisas por tadalafila no mundo nos últimos 20 anos. De acordo com os dados, o Brasil foi o país com o maior número de buscas sobre o medicamento.

Além de liderar o ranking, o país teve o dobro do interesse em relação ao segundo colocado, o Líbano. O interesse é medido em uma escala de 0 a 100, e o Brasil foi o único da lista a alcançar um patamar próximo do limite máximo. (Veja abaixo o ranking)

Buscas sobre tadalafila — Foto: Arte/g1

Esse número tem relação com o hype do medicamento no país. Dados da Anvisa mostram que, em dez anos, o Brasil nunca teve um volume tão alto de vendas de tadalafila. O número de 2024 foi o maior da década, com um salto de quase 40% em relação ao ano anterior. (Veja abaixo os dados)

Médicos e especialistas apontam que essa alta é reflexo de um fenômeno online. O urologista Eduardo Miranda, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), explica que houve, sim, um aumento nos diagnósticos de disfunção erétil — justamente por causa do debate nas redes —, mas que o volume de vendas não acompanha essa demanda real por tratamento.

Os dados consideram apenas medicamentos produzidos por farmacêuticas e não incluem aqueles manipulados em farmácias. Nas redes, há dezenas de anúncios desse tipo de produto — inclusive de receitas com misturas que prometem uma “tadalafila natural”.

O remédio tem indicação para o tratamento da disfunção erétil, hipertensão pulmonar e problemas de próstata aumentada. Ou seja, não há na bula qualquer menção à questões de libido feminina.

Fonte: G1

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.