Os cartórios do Piauí vão ter o seu horário de atendimento estendido até às 18h, a partir do dia 2 de maio, com o objetivo de atender o máximo de eleitores, já que se encerra no dia 8 de maio o prazo para quem deseja tirar o título de eleitor, regularizar sua situação eleitoral, pedir a transferência de domicílio ou atualizar os dados cadastrais.
O vice-presidente e corregedor eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), desembargador Ricardo Gentil, explicou que antes os cartórios eleitorais encerravam o expediente até às 13h, mas agora o atendimento ocorrerá até às 18h, a partir do dia 2 de maio.
“O alistamento eleitoral está ocorrendo com o prazo de encerramento previsto para o dia 8 de maio, e os nossos cartórios eleitorais estão trabalhando com todo a carga e horário estendido. Trabalhamos desde janeiro, com atendimentos descentralizados e tudo isso buscando a maior quantidade de eleitores, a todos que queiram exercer sua cidadania na próxima eleição”, destacou.
Ele esclareceu que com o recebimento de 65 novos kits biométricos, e mais 10 na próxima semana, vai ocorrer uma otimização nos atendimentos. Atualmente pela internet, pelo Título-Net, para aquelas pessoas que já tem biometria cadastrada é possível fazer transferência, e quitação de multa eleitoral.
“Também se faz nos cartórios o serviço de revisão e transferência de eleitores, nesse particular, a gente acrescenta eu que quem tem título de eleitor feito na biometria, ele pode ser agilizado pelo Título-Net para fazer a revisão e título eleitoral, e pode ser feito diretamente no site do TRE”, explicou o desembargador Ricardo Gentil.
Funcionamento dos cartórios
O horário de atendimento ao público, até às 18h, inicia a partir da quinta-feira, 2 de maio, e segue até a quarta-feira, dia 8 de maio. Dentro deste período, no sábado dia 4 de maio, os cartórios eleitorais poderão atender eleitoras e eleitores, das 8h às 14h.
Essa extensão de horário restringe-se ao atendimento de eleitoras e eleitores que se encontrem na fila por ocasião do final do expediente, às 13h.
Não haverá expediente nos cartórios eleitorais na quarta-feira, 1º de maio e no domingo, dia 5 de maio de 2024.
Fim do prazo
No dia 8 de maio encerra o prazo para o alistamento eleitoral, ou seja, quem deseja tirar o título de eleitor. Para isso, é preciso requerer o documento diretamente no cartório eleitoral mais próximo, inclusive para realizar a coleta da biometria.
Esta também é a data-limite para regularizar a situação eleitoral, pedir a transferência de domicílio ou atualizar dados cadastrais junto à Justiça Eleitoral.
O atendimento presencial nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral, até o dia 8 de maio, somente é necessário para as pessoas vão tirar o primeiro título, alterar seus dados pessoais ou fazer a transferência de domicílio que ainda não tem dados biométricos no cadastro eleitoral, ou seja, a pessoa que não tem dados biométricos coletados deve comparecer presencialmente ao cartório eleitoral para fazer sua biometria e tirar seu primeiro título, ou atualizar seus dados cadastrais.
A pessoa que já tem dados biométricos cadastrados no título pode fazer a solicitação pelo Título NET – Autoatendimento, de modo 100% virtual.
Fonte: Cidade Verde