PUBLICIDADE

VENEZUELA

CNE diz que Maduro venceu a eleição na Venezuela com 51,2% dos votos

Campanha de Edmundo González, principal adversário do chavista, diz ter obtido 70%. EUA, Chile e Peru contestaram dados oficiais.
cne-diz-que-maduro-venceu-a-eleicao-na-venezuela-com-51-2-dos-votos-d080c6bf-914b-42e3-aee5-cb06a0fa3b68.jpg

O Conselho Nacional Eleitoral da Venezuela (CNE) informou na madrugada desta segunda-feira (29) que, com 80% dos votos apurados, Nicolás Maduro foi declarado vencedor da eleição presidencial realizada no domingo (28).

Segundo o CNE, que é liderado por um aliado do presidente venezuelano, Maduro obteve 51,2% dos votos, enquanto o principal candidato da oposição, Edmundo González, alcançou 44%. A diferença entre os dois candidatos é de 704 mil votos, embora esses números possam sofrer alterações à medida que os dados finais ainda não foram divulgados.

OPOSIÇÃO DIZ QUE CANDIDATO TEVE 70% DOS VOTOS

María Corina afirmou que, conforme as contagens da oposição, González foi vitorioso com 70% dos votos. Os opositores teriam conhecimento de 40% das atas eleitorais, diz ela, uma vez que as demais não teriam sido transmitidas pelos centros de votação.

O órgão eleitoral, por sua vez, afirmou ter vivido uma “agressão contra o sistema de transmissão de dados” que atrasou a divulgação dos resultados. Disse que um agente externo é responsável por isso e não compartilhou detalhes com o público.

“O mundo inteiro sabe o que ocorreu hoje. Todas as normas foram quebradas —ainda não foram entregues a maioria das atas [das urnas eletrônicas]”, disse o candidato González, visto pela primeira vez falando em um tom imponente, distante de suas falas monótonas. Ele negou que vá chamar a população às ruas para protestos em massa.

CONTESTAÇÃO

Ainda não se sabe de que maneira a oposição irá levar adiante suas contestações. Esta foi ainda a primeira vez nos últimos 25 anos, desde que o militar Hugo Chávez (1954-2013) ascendeu ao poder, e notadamente desde que Maduro o substituiu no Palácio de Miraflores, há 11 anos, que a campanha opositora aparentava ter tamanha capilaridade.

PAÍS EM DERROCADA

Durante sua mais de uma década no poder e após o ápice da entrada dos petrodólares no governo Chávez, que possibilitaram o alargamento da máquina pública e o despejo de programas sociais, Maduro liderou um país em derrocada econômica que no ápice da crise, 2018, chegou a registrar inflação anual de 130.000% segundo dados oficiais, segundo o FMI (Fundo Monetário Internacional), o número foi de 1.370.000%.

Fonte: Meio News

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.