PUBLICIDADE

POPULAÇÃO

Com população estagnada, Teresina deve perder R$ 25 milhões por mês de FPM

Foto: Reprodução/O DIA
Foto: Reprodução/O DIA

Uma estimativa da Secretaria Municipal de Finanças de Teresina aponta que a prefeitura da capital deve perder mensalmente um total de R$ 25 milhões nos repasses Fundo de Participação dos Municípios (FPM) devido ao baixo crescimento populacional que o município apresentou na última década.

Os dados do Censo Demográfico divulgados recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apresentam que a população de Teresina aumento apenas 6,3%. Em 2010, eram 814.439 pessoas residindo na capital. Agora, subiu para 866.300 habitantes.

Esses números influenciaram no cálculo realizado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) para a distribuição do FPM. Com os dados do censo de 2022, o TCU aprovou os novos coeficientes que serão usados no cálculo da distribuição dos repasses federais já para o exercício financeiro de 2023. 

O secretário de Finanças de Teresina, Admilson Brasil, explicou que a redução do valor irá impactar a administração com redução, por exemplo, de investimentos em infraestrutura. Por outro lado, ele afirmou que o pagamento dos servidores não será afetado. O gestor revelou ainda que a Procuradoria-Geral do Município deve recorrer da decisão para evitar as perdas.

“Fomos surpreendidos com a divulgação da nova distribuição do Fundo de Participação dos Municípios, em virtude do Censo. Teresina está perdendo, mensalmente, a média de 25 milhões de reais de FPM, e estamos entrando na Justiça para reverter essa situação”, disse.

CNM pede recontagem da população

A Confederação Nacional de Municípios (CNM) também questiona as perdas. Para a entidade que representa os municípios, os dados do censo não representam a realidade do país já que “população brasileira teve uma redução de aproximadamente 4 milhões de habitantes frente à prévia do Censo divulgada no final de dezembro de 2022 e 10 milhões em relação às estimativas populacionais divulgadas em 2021”.

Assim como Teresina, outros 770 municípios de todo o país terão perdas de coeficiente do FPM. De acordo com o CNM, 4.523 se mantiveram estáveis e 249 irão receber mais recursos. No Piauí, sete municípios terão queda no FPM, enquanto, 20 terão mais recursos. 

Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.