O Centro de Gerenciamento de Risco da Secretaria da Defesa Civil (Sedec), com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), alerta para a incidência de chuvas intensas no Piauí, nesta segunda-feira (6). Um alerta laranja foi emitido com chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, ventos intensos (60-100 km/h), vigente até terça-feira (7), às 10h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.
Segundo o diretor de Prevenção e Mitigação da Defesa Civil, Werton Costa, um fenômeno, envolvendo as Zonas de Convergência do Atlântico Sul, deve instabilizar o clima em todos os municípios que fazem fronteiras com os estados do Ceará, Bahia e Pernambuco.
“Nós temos um ensaio de aproximação de dois sistemas atmosféricos vigorosos, dois grandes corredores de umidade. Pelo norte, a aproximação de um pulso da Zona de Convergência Intertropical, que é o maior sistema promotor de chuvas do Nordeste, que deve provocar instabilidades na faixa norte. Ao sul, nós temos um sistema frontal, as Acas, a Zona de Convergência do Atlântico Sul, que deve instabilizar todos os municípios limítrofes”, informou o meteorologista.
O diretor destacou também que Picos, município que sofreu recentemente com as fortes chuvas e alagamentos, tem grandes possibilidades de chuva intensas, sendo assim, a Defesa Civil elevou o alerta da região para o nível laranja, de atenção. “Chama a atenção o caso de Picos, onde nós podemos ter episódios de chuva significativa ou chuva volumosa nas próximas 24 e 48 horas”, completou Werton.
Com isso, a Defesa Civil reitera que a população siga todos os critérios de prevenção necessários como:
- No trânsito, evite trafegar em pistas inundadas e alagadas
- Pare o carro se a chuva estiver muito forte
- Não tente atravessar enxurradas
- Não se aproxime de cabos elétricos molhados ou arrebentados
- Não permaneça em áreas abertas
- Não fique no alto de morros ou no topo de prédios
- Não se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos
- Nunca se abrigue debaixo de árvores isoladas
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica
- Em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil ( 199/ (86) 99495-9620) ou Corpo de Bombeiros (193).
Fonte: Portal A10+