Uma nova pesquisa do instituto Datafolha, realizada nos dias 29 e 30 de julho com 2.004 entrevistados, mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera o cenário de segundo turno com 47% das intenções de voto, contra 43% de Jair Bolsonaro (PL). A margem de erro é de ±2 pontos percentuais.
Comparado ao levantamento anterior de junho, Lula avançou três pontos (de 44% para 47%) enquanto Bolsonaro recuou dois (de 45% para 43%). O índice de votos brancos, nulos ou em nenhum dos nomes se manteve em 10%, e os que não souberam responder caíram de 1% para 0%.
No primeiro turno simulado entre Lula, Bolsonaro e outros nomes, Lula aparece com 39%, contra 33% de Bolsonaro, seguido por Ratinho Júnior (7%), Ronaldo Caiado (5%) e Romeu Zema (4%). Cerca de 9% declaram voto branco/nulo e 2% não sabem em quem votar.
Em pesquisas anteriores, realizadas em abril e junho, o Datafolha já apontava Lula na frente, mas em cenários de segundo turno com empates técnicos: em abril, o petista liderava com 49% contra 40% de Bolsonaro, e em junho, aparecia com 44% contra 45%, empate dentro da margem de erro.
Dados do levantamento de abril mostram que a rejeição a Lula atingiu 42%, praticamente empatada com os 44% de rejeição a Bolsonaro. A polarização segue evidente — pesquisas anteriores também indicam que cerca de 30% dos eleitores se identificam como petistas e 25% como bolsonaristas.
Apesar de liderar, Bolsonaro está inelegível até 2030, após condenações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele ainda pode recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF).
Fonte: Meio News