O município de Picos estará representado por oito atletas na etapa nacional dos Jogos Escolares Brasileiros 2025, que será realizada entre os dias 2 e 11 de outubro na cidade de Uberlândia-MG. A delegação é composta por estudantes da rede pública e privada, com quatro atletas de cada rede, classificados após o excelente desempenho na fase estadual do torneio, ocorrida no início de agosto, em Teresina.
Ao todo, os atletas picoenses conquistaram 20 medalhas na etapa estadual, resultado que reafirma o talento esportivo do município no cenário estudantil piauiense. Agora, a delegação se prepara para a etapa nacional.
Segundo a secretária de Esporte e Lazer de Picos, Layana Rufino, os atletas estão confiantes e seguem em ritmo intenso de preparação. “Nós obtivemos uma classificação de quatro alunos da rede pública e quatro da rede particular de ensino para a etapa nacional. Agora, é treinar para que a gente possa representar bem o nosso município de Picos e o nosso estado do Piauí lá em Uberlândia. E, se Deus quiser, lograr êxito e seguir para a etapa internacional”, destacou.
Os jovens atletas classificados vão competir nas modalidades de natação, karatê e atletismo, três categorias que têm se consolidado como destaque nas escolas picoenses. A preparação conta com a parceria de diferentes instituições e projetos sociais.
“Os atletas da rede pública já vinham em uma preparação em parceria com o Terceiro BEC de Picos e o projeto Semear, que já acompanha esses treinos. Já no karatê, a preparação é realizada em conjunto com o Sensei Francisco Arcanjo da Askapi e da escola cívico-militar”, explicou Layana. A etapa nacional dos JEBs reunirá atletas de 12 a 14 anos de todos os estados brasileiros, sendo a principal competição escolar do país para essa faixa etária.
Além de promover o intercâmbio esportivo e cultural entre os jovens, os jogos também funcionam como seletiva para competições internacionais.
A secretária destaca que a expectativa da delegação picoense é de que a participação em Uberlândia seja marcada não apenas por bons resultados, mas pelo fortalecimento do esporte escolar como instrumento de transformação e cidadania.
CCOM-PI