PUBLICIDADE

ALERTA

Dengue: Piauí tem mais de 100 cidades em alerta para surto

mosquito-1548947

O Piauí enfrenta um aumento nos casos de dengue, conforme revelam dados parciais do Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa/LIA). O sistema, que analisou 219 cidades do estado, mostra que 103 estão em alerta para surto de dengue e outras 21 estão em áreas de risco para ocorrência de casos. As informações serão enviadas para o Ministério da Saúde. 

“Temos 21 municípios que estão classificados como de risco para ocorrência de surto de arboviroses, inclusive alguns destes já entraram em surto, como Alvorada do Gurguéia e Guadalupe; 103 municípios estão classificados como alerta para surto de arboviroses; e 95 municípios estão classificados como satisfatórios”, explica o Supervisor de Epidemiologia da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Ocimar Alencar.

Os dados divulgados pelo novo Boletim Epidemiológico da Sesapi confirmam a tendência de aumento: nos três primeiros meses de 2024, o Piauí registrou um total de 4.670 casos prováveis. O número representa um crescimento de 78% em relação ao mesmo período do ano anterior. 

Teresina registra a maioria dos casos, com 1.491 ocorrências, seguida por Bom Jesus, Currais, Parnaíba e Guadalupe.

Apesar do aumento de casos, o estado registrou apenas duas mortes relacionadas à dengue neste ano. Todavia, devido à alta incidência de ocorrências nas últimas semanas, é previsto que o diagnósticos de dengue aumente ainda mais nos meses seguintes.

Ao Dia, a Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa, ressaltou que a entidade tem buscado fornecer orientações à população, especialmente no Sul do estado, onde o número de ocorrências de dengue tem apresentado crescimento. 

“Estamos atualmente na região de Corrente e Bom Jesus e iremos trabalhar o diagnóstico desses casos, realizando ações juntos aos agentes de epidemias. Estamos orientando a população sobre como proceder em relação aos casos. Na próxima semana, é provável que a equipe vá para a Picos, a fim de orientar a população especialmente em relação à limpeza e ao uso do fumacê”, Coordenadora de Epidemiologia da Sesapi, Amélia Costa

Brasil ultrapassa marca de 2 milhões de casos de dengue

O Brasil atingiu a marca de mais de 2 milhões de casos de dengue em 2024. Apenas nos três primeiros meses deste ano, o número de mortes já se aproxima do total registrado durante todo o ano de 2023. 

Nos primeiros trimestres de 2024, foram relatadas 923 mortes pela doença, comparadas às 1094 registradas ao longo de todo o ano anterior, conforme divulgado pelo Ministério da Saúde.

Especialistas atribuem esse repentino aumento de casos de dengue principalmente às chuvas. O aumento da precipitação aumenta a probabilidade de acúmulo de água parada em residências, lixos e áreas descobertas, criando um ambiente propício para a proliferação do mosquito vetor da dengue, o Aedes Aegypti.

Fique atento aos sintomas

Apesar de semelhantes, a dengue, zika e Chikungunya apresentam algumas diferenças em seus sintomas. Confira:

Dengue

  • Febre alta e prolongada
  • Dor de cabeça
  • Dor atrás dos olhos
  • Dor moderada nas articulações
  • Manchas e coceira no final dos sintomas

Zika

  • Febre baixa
  • Coceira em fase inicial dos sintomas
  • Manchas vermelhas no início dos sintomas
  • Dor leve nas articulações

Chikungunya

  • Febre intensa e mais curta
  • Dor intensa nas articulações
  • Manchas vermelhas
  • Coceira
  • Olhos avermelhados

Fonte: Portal O Dia

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.