PUBLICIDADE

CONFIRA AS MUDANÇAS

Detran-PI retira obrigatoriedade de baliza em testes práticos; veja mudanças

carro_baliza_teste

O Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI) vai adotar o novo manual de provas práticas da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) para o processo de avaliação de candidatos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Entre as principais mudanças estão a retirada da prova de baliza para categoria B, que inclui carros de passeios. A exigência permanece válida para as demais categorias.

Veículos incluídos na Categoria B

  • Carros de passeio
  • Utilitários leves
  • SUVs e picapes leves
  • Vans pequenas (até 8 passageiros)
  • Triciclos e quadriciclos motorizados (quando enquadrados no limite de peso)

Outra mudança importante é o aumento do número de faltas necessárias para reprovação. Antes, o candidato era reprovado ao cometer quatro faltas; com o novo manual, esse número passa para 11 faltas. As mudanças serão aplicadas a partir do dia 19 de fevereiro, após o Carnaval.

Foto: Divulgação/Detran

O novo modelo também elimina as chamadas faltas eliminatórias. Com isso, o candidato só poderá ser reprovado automaticamente caso o examinador identifique que ele não possui condições mínimas de conduzir o veículo com segurança, conforme avaliação técnica durante a prova prática. Para quem já está em processo de obtenção de CNH, as mudanças também serão validas.

Segundo o Detran-PI, ajustes jurídicos e técnicos estão sendo finalizados para garantir a implantação do novo fluxo de provas práticas no estado.

“As alterações foram baseadas em estudos realizados pela Senatran, com o objetivo de desburocratizar, reduzir custos e manter o foco na segurança viária”, afirma a Diretora do Detran-PI Luana Barradas.

Instrutores de trânsito autônomos

Segundo o Detran, segue aberto e sem previsão de encerramento o edital para credenciamento de instrutores de trânsito autônomos. A exigência de seguros deixou de ser obrigatória, facilitando o acesso de novos profissionais ao mercado de trabalho.

Os interessados podem procurar qualquer posto do Detran-PI, na capital ou no interior, onde equipes estão disponíveis para prestar orientações, esclarecer dúvidas e auxiliar na abertura do processo de credenciamento.

Mudanças no acesso e emissão da CNH

  • Fim da obrigatoriedade de aulas em autoescolas: agora o candidato pode iniciar o processo sem precisar obrigatoriamente contratar uma autoescola tradicional.
  • Curso teórico gratuito e online: conteúdo oficial disponível sem custo pelo app CNH do Brasil ou plataformas web, com acessibilidade (Libras, legendas etc.).
  • Redução drástica da carga das aulas práticas: a exigência mínima de horas práticas foi reduzida para cerca de 2 horas, com possibilidade de treinar com instrutores autônomos credenciados ou em autoescolas.
  • Processo iniciado totalmente digital: abertura e acompanhamento da habilitação podem ser feitos pelo aplicativo CNH do Brasil, sem necessidade de ir presencialmente até o Detran para começar o processo.
  • Flexibilidade nos instrutores: candidatos podem escolher entre autoescolas ou instrutores independentes credenciados pelo Detran.
  • Manutenção dos exames obrigatórios: apesar das flexibilizações, os exames teóricos, práticos, biometria e médico continuam obrigatórios.
  • Possibilidade de usar carro próprio nas aulas práticas: não é mais obrigatório usar veículo da autoescola.

Fonte: Cidade Verde

VEJA TAMBÉM

© Copyright 2022 – Todos os direitos reservados – Portal Notícia em Pauta | Rua Cel. Antônio Rodrigues 478 Centro Picos – Piauí – Fone: (89) 99937-2727

Portal Notícia em Pauta
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.